Pilares

Como lançar uma estrutura fora de esquadro

Por default, o programa permite que você fixe os eixos do esquadro para utilizá-los no lançamento por meio da ferramenta Ortogonal. Todavia, quando o lançamento é feito fora do esquadro, outras ferramentas devem ser utilizadas. Estas irão auxiliar o usuário a lançar os elementos no alinhamento correto, ou então, alinhá-los posteriormente, de modo a garantir que se encontrem compatíveis com a arquitetura.

Lançamento de pilares

O lançamento de pilares no AltoQi Eberick permite que você arbitre um ângulo qualquer para a inclinação do mesmo, de modo que é possível informá-lo manualmente ou por meio de referências gráficas. Para isso:

  • Acesse a ferramenta Lançamento - Pilares - Pilar (botão ).
  • Na janela que se abre, defina as propriedades do pilar. Não é necessário definir seu ângulo neste momento. Confirme em Ok.
  • Clique no ponto da tela onde deseja lançar o pilar.
  • Feito isso, perceba que a linha de comando assume a descrição Pilar - Ângulo.

Neste ponto do lançamento, o programa solicita que você insira um ângulo para o pilar. Isto pode ser feito digitando manualmente o ângulo desejado ou selecionando um ponto na tela, de modo que o ângulo será medido entre o eixo X e a reta formada entre o centro do pilar e o ponto escolhido:

Cabe destacar que, caso opte por informar graficamente o ângulo do pilar, a ferramenta Ortogonal deve estar desabilitada. De modo contrário, o programa somente irá permitir ângulos no esquadro. Para desabilitá-la, tecle F8 no seu teclado, ou o botão .

Lançamento de vigas

O lançamento das vigas deverá ser feito de acordo com a arquitetura lançada, de modo que a sua angulação será definida pelos dois pontos extremos escolhidos para representá-la. Da mesma maneira, para realizar este lançamento, a ferramenta Ortogonal deverá estar desabilitada. Desabilite-a com a tecla F8 ou no botão , no inferior da tela

 

De todo modo, uma vez lançada a viga, é possível garantir que a sua angulação encontra-se de acordo com a arquitetura. Para fazer isto, utilizaremos a ferramenta Lançamento - Outros - Definir ângulo base. Esta ferramenta permite que o usuário defina qual o ângulo correspondente ao eixo X do projeto. Desta maneira ao alinhar os elementos à horizontal, ou vertical, serão alinhados de acordo com este ângulo.

  • Acesse a ferramenta Lançamento - Outros - Definir ângulo base (botão ).
  • Perceba que a linha de comando apresenta a descrição Definir ângulo base - ângulo ou barra

O programa permite que você insira manualmente o ângulo, ou então selecione uma viga ou barra que possua o ângulo desejado. Feito isto, o ângulo padrão foi definido de acordo com o valor informado, ou com o ângulo da barra selecionada.

Para alinhar as demais vigas, deve-se utilizar as ferramentas Lançamento - Outros - Alinhar elementos na horizontal/vertical (botão ). A escolha de uma ou outra ferramenta dependerá do lançamento desejado, como mostrado abaixo:

Demais elementos

Os demais elementos inseridos podem seguir a mesma filosofia exposta anteriormente. Paredes de contenção, por exemplo, terão um lançamento similar a vigas, de modo você pode se valer das mesmas ferramentas de alinhamento.