Tomadas

Exemplo: Como editar a potência de uma tomada?

Em um projeto elétrico são utilizadas as mais diversas peças, como lâmpadas, tomadas, interruptores, campainhas, entre outros. 

O AltoQi Builder possui milhares de peças cadastradas atendendo as necessidades mais usuais em projeto e é no cadastro de cada peça que são informados os valores de cálculo e dimensionamento (potência, fator de potência e rendimento). Sendo assim, pode ocorrer do usuário necessitar de uma tomada com uma potência específica não disponível no programa.

Para realizar a alteração destes valores o usuário deverá adicionar no cadastro uma nova peça com as propriedades que correspondem às suas necessidades. Quando for necessário alterar apenas a potência de uma peça, recomendamos copiar a peça de referência e editar as informações na peça criada pelo usuário.

Observação: Lembramos que as peças padrões do programa não poderão ser editadas, pois os dados cadastrados são referenciados diretamente em nosso banco de dados.

Como exemplo, iremos  alterar a potência da tomada  de uso específico Chuveiro grande cadastrada com a potência  de 5400W para 7000W .

Copiando e Colando a peça

Como a única informação que desejamos alterar é a Potência(W), para facilitar a criação da nova peça iremos copiar e colar uma peça referência, assim teremos uma peça de usuário com todas as informações iguais a peça padrão.


Observação Para realizar este procedimento recomendamos a leitura do artigo Como "Copiar" e "Colar" uma peça do cadastro

Editando as informações 

Após realizarmos a cópia da peça podemos editar as informações desejadas, portanto recomendamos realizar o seguinte procedimento:

  • Selecionar a peça recém criada;
Observação Uma forma de verificar se a peça no cadastro do programa se configura como peça de usuário: é uma simbologia mais clara (esmaecida) e código nulo.
  • Recomendamos alterar o Nome, para que seja mais fácil identificar a peça;
  • Alterar a Potência (W), se necessário, alterar também os valores de Fator de potência e Rendimento;
Observação Se o usuário desejar, pode-se alterar a Descrição simbologia, a Indicação, os Itens associados, a Posição, as simbologias, etc.


  • Clicar em OK.

Realizando este procedimento a nova peça estará incluída no cadastro e estará disponível para utilização nos projetos.