Cargas

Como criar novas ações no Eberick?

Antes de efetuar a análise, dimensionamento e detalhamento dos elementos que compõem uma estrutura é necessário definir quais ações serão aplicadas sobre a estrutura. De modo geral, o Eberick já tem, pré-cadastradas, as ações mais comuns de projeto, como peso próprio e acidental, mas, em alguns casos, é necessário criar uma nova ação de projeto, de modo a personalizar as considerações do programa.

Este artigo ensina como criar novas ações e a influência que cada uma das configurações tem nas considerações do programa

Ações

Conforme explicado no artigo anterior desta série, o programa permite criar ações associadas a grupos de ações, ou ações isoladas. É importante destacar que novas ações somente poderão ser inseridas em grupos criados pelo próprio usuário. Em ambos os casos, para adicionar novas ações ao programa, segue-se o procedimento abaixo:

  • Acesse a janela Estrutura - Configurações - Projeto - Ações
  • Caso esteja criando uma ação associada a um grupo de ações, selecione o grupo no qual deseja inseri-la
  • Clique sobre o botão e então Adicionar ação no grupo ou Adicionar ação isolada

Na janela de criação de ações, o programa apresenta algumas configurações para personalizar a consideração desta ação.


Definido o nome da ação, há ainda outros aspectos que devem ser configurados. A sua configuração dependerá do tipo de ação que se deseja representar, sendo que você pode tomar as diretrizes abaixo para fazê-lo

  • Indicação: é uma abreviação que será utilizada pelo programa em vários momentos, de modo a representar a ação em questão de maneira mais sucinta;
  • Variabilidade: indica em que momentos a ação será considerada
    • Permanente: age em toda a vida útil da estrutura, isto é, é considerada em todos os casos de carregamento;
    • Acidental direta: são aquelas que variam de acordo com o uso da edificação. No caso de acidentais diretas, a ação pode ser tomada como acidental principal (sem fatores de combinação).
    • Acidental indireta: são aquelas que variam de acordo com o uso da edificação. No caso de acidentais indiretas, a ação não será tomada como acidental principal, sendo sempre aplicados os fatores de combinação.
  • Coeficientes de ponderação: permite definir quais serão os coeficientes de ponderação em cada um dos casos de análise.
  • Fatores de combinação: estes fatores são definidos para ações acidentais, sendo utilizados nos seguintes casos. Através da tabela 11.2 da NBR6118:2014 são indicados os fatores de combinação para cargas acidentais com relação ao uso da estrutura (Edifícios residenciais, Edifícios comerciais, entre outros):
Tabela 11.2 - NBR6118:2014
    
  1. ψ0: valor utilizado para a redução do valor da ação acidental quando não for principal para a combinação, considerando baixa a probabilidade de ocorrência simultaneamente às demais ações acidentais;
  2. ψ1: fator de redução da ação acidental para estado limite de serviço para combinações frequentes;
  3. ψ2: fator de redução da ação acidental para estado limite de serviço para combinações quase permanentes.

Com base nesta informações, e nas abordadas no artigo anterior desta série, o programa irá gerar automaticamente as combinações de análise da estrutura. De todo modo, o Eberick também permite que o usuário defina as suas próprias combinações, procedimento que é explicado no artigo, Como definir quais ações serão consideradas pelo programa?.