Pilares

Como obter os momentos adicionais para pilares?

Ao realizar o dimensionamento de pilares através do AltoQi Eberick, diversos critérios normativos são considerados para compensar possíveis imperfeições geométricas, efeitos de segunda ordem e excentricidades devido à fluência do concreto.

Como se obtêm os momentos devidos a excentricidade acidental em pilares?

Uma das parcelas de momento consideradas no dimensionamento de pilares no AltoQi Eberick é o momento adicional, que possui a finalidade de considerar possíveis imperfeições geométricas na execução do pilar, que causariam uma certa excentricidade, chamada excentricidade acidental. O cálculo do valor desta excentricidade é realizado de acordo como item 11.3.3.4.2 da norma NBR 6118, que especifica um ângulo de inclinação local do pilar, através do qual será obtido o valor da excentricidade acidental:

O ângulo θ1 é calculado através da equação abaixo:

A excentricidade acidental para um lance de pilar resulta do ângulo calculado anteriormente;

Com o valor da excentricidade ecalculado, o momento adicional será calculado com a simples multiplicação da carga normal de dimensionamento pela excentricidade calculada. Importante notar que a carga normal utilizada para dimensionamento é a carga normal da combinação crítica, e não a carga normal máxima do pilar. Para obter o valor dos esforços resultantes da combinação crítica, verifique o relatório de combinações do pilar, através da janela de dimensionamento dos pilares, no botão Relatórios - Combinações. Neste relatório, localize o caso referente à combinação crítica de dimensionamento do pilar, e verifique o valor de Nd:

Conhecido o valor da carga normal de dimensionamento Nd e da excentricidade acidental ea, o momento adicional Mad é calculado como:

Desta forma obtém-se o momento adicional para consideração de imperfeições locais no dimensionamento dos pilares. Nos próximos artigos desta série, serão detalhadas as obtenções das outras parcelas de momento consideradas, a consideração de momento mínimo para dispensa da verificação de imperfeições locais e o processo final de dimensionamento dos pilares.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto - Procedimento. Rio de Janeiro, 2014.