Pilares

Como são dimensionados pilares com mudança de direção?

Muitas vezes, por conta de imposições da arquitetura, é necessário rotacionar um pilar ao longo de sua prumada. O lançamento deste tipo de elemento é explicado em maior detalhe no artigo Como lançar pilares com mudança de direção?. No AltoQi Eberick, é possível rotacionar o pilar considerando parte de sua seção apoiada sobre a seção inferior do próprio pilar, e parte apoiada sobre uma viga, transmitindo à esta viga uma parcela desses esforços e detalhando esperas adicionais na mesma. No dimensionamento dessa viga, parte da carga do pilar será considerada para determinar um acréscimo na armadura negativa do nó e na verificação do trecho ao cisalhamento.

Quando rotacionamos um pilar em relação à sua seção inferior, parte de sua seção continuará apoiada na seção inferior não rotacionada (área hachurada), enquanto as extremidades da seção passarão então a se apoiar sobre as vigas conectadas ao pilar (linhas pontilhadas).

Para que o pilar possa ser corretamente calculado sem resultar no Erro D07 - Posição inválida da seção superior, a seção transversal do pilar superior deve estar inteiramente contida na seção inferior, ou então inteiramente contida na seção das vigas ligadas na seção do pilar inferior (trataremos aqui do segundo caso). A altura destas vigas deve atender ao limite necessário para garantir uma transmissão de cargas a um ângulo mínimo de 45º (esse ângulo mínimo visa melhorar o comportamento do modelo, exigindo uma viga relativamente rígida naquela região, de altura igual ou maior que o trecho que está para fora do pilar inferior).

Caso a seção superior do pilar esteja fora da seção inferior, porém a viga esteja respeitando a altura necessária para realizar a transmissão dos esforços, o programa irá realizar normalmente o dimensionamento do pilar. Nestes casos, ainda será emitido o Aviso 16 - Posição inválida da seção superior; este aviso indica que a seção superior do pilar está fora da seção inferior, porém isto não impede o dimensionamento, pois a viga está com a geometria necessária. Desta forma, não é necessário eliminar o Aviso 16 do pilar, devendo-se apenas certificar-se de que esta situação é intencional, e caso positivo apenas ignorar o aviso.

É preciso recapitular um conceito importante quanto ao lançamento de pilares: à exceção dos pilares que estiverem nascendo no pavimento, a seção/posição lançada no croqui é a seção/posição na qual o pilar segue daquele pavimento para o pavimento de baixo.

Desta forma, no pavimento onde haverá o "encontro" entre as duas seções (0º e 90º, por exemplo) o pilar deverá ser lançado na posição (rotação) que seguirá dali para baixo. Também neste pavimento, será lançada a viga de apoio, na qual a seção de cima (já rotacionada) deverá estar totalmente inscrita. Com isso, ao detalhar a viga que apoiará esta “transição”, as esperas adicionais do pilar rotacionado serão detalhadas na viga.

No detalhamento do pilar, as esperas relativas ao apoio na viga serão detalhadas separadamente das demais esperas.

Em tempo, barras da seção inferior do pilar poderão ser utilizadas como espera para a seção superior, mesmo que as faces estejam desalinhadas. Nesse caso, a armadura deve respeitar uma inclinação máxima de 1:6 (horizontal:vertical). Caso contrário, será criada uma nova barra cujo único propósito é realizar a espera entre os dois lances de pilar.