Pilares

Como lançar pilares isolados?

O AltoQi Eberick permite, além da análise de estruturas, o cálculo de elementos isolados. No caso de pilares, há alguns cuidados que devem ser tomados no momento do lançamento para garantir que o dimensionamento e detalhamento dos elementos seja feito adequadamente.

Para o cálculo de pilares isolados, deve-se criar um projeto no AltoQi Eberick. Este projeto pode possuir apenas um pavimento, uma vez que a altura do pilar será definida no momento do lançamento.

  • Abra o croqui do pavimento
  • Acesse a aba Lançamento - Fundações - Pilar de fundação.
  • Configure a seção do pilar conforme a sua necessidade

As demais configurações deverão ser atribuídas levando em consideração os aspectos abaixo:

Feito isto, você pode utilizar o botão Cargas para inserir o carregamento de topo no pilar, conforme explicado no artigo Como inserir cargas concentradas Lance o pilar em um local qualquer do croqui e processe a estrutura. A representação tridimensional deve ser análoga à mostrada abaixo.

Para aproximar os detalhamentos gerados pelo programa, pode-se alterar duas configurações:
  • Acesse a aba Estrutura - Configurações - Projeto - Detalhamento - Pilares, na guia Fundações
  • Desative a configuração Ancoragem com gancho a 90º nas barras longitudinais a fim de eliminar a ancoragem do pilar na fundação;
  • No mesmo diálogo, selecione em Altura do pilar da fundação, a opção "Cotada" a fim de que seja apresentado no detalhamento o tamanho do ferro, correspondente à altura do pilar:

Além disso, o comprimento de flambagem dos pilares é fator determinante em seu dimensionamento. Ao dimensionar estes elementos, o AltoQi Eberick verifica automaticamente o travamento em cada pavimento, e calcula o comprimento de flambagem levando em consideração suas vinculações. Neste caso, como não foram lançadas vigas no modelo, o pilar será considerado livre em seu topo, tendo sua vinculação alterada para EL (engaste na base e livre no topo). Assim, cabe ao usuário informar eventuais elementos de travamento, como demonstrado no artigo  Como é calculado o comprimento de flambagem dos pilares?

O detalhamento gerado para este pilar deve então ficar similar ao mostrado abaixo: