Erros de dimensionamento

Status - Queda de tensão total maior que o limite definido

Este erro - Queda de tensão total é maior que o limite definido - indica que a queda de tensão calculada desde o início da rede (alimentador) até o ponto mais crítico do circuito em questão é superior à queda de tensão admissível definida nas configurações do programa.


Observação: Para compreender o cálculo da queda de tensão realizado pelo programa, sugerimos a leitura do artigo Cálculo da queda de tensão

Esta é uma situação que pode ocorrer em circuitos que se estendem por trechos extensos ou com fiação adotada muito pequena. A verificação da queda de tensão é feita ao final do dimensionamento, após a obtenção da seção com capacidade de corrente suficiente para resistir à corrente corrigida e superar a corrente nominal do dispositivo do proteção dimensionado.

Observação Esta é a última verificação feita no dimensionamento, após a verificação da queda de tensão parcial

Esta mensagem indica que a queda de tensão parcial calculada encontra-se dentro dos limites estabelecidos, mas que a queda de tensão total, acumulada desde o início da rede, é maior que o recomendado.

Neste caso, não existe uma solução única, pois a queda de tensão pode ser reduzida em qualquer um dos trechos entre o início da rede e o circuito. Basicamente, três abordagens podem ser seguidas para solucionar esse erro:

  1. Aumentar a queda de tensão total admissível para até 7%;
  2. Aumentar a seção da fiação;
  3. Diminuir a corrente de projeto. 

1. Aumentar a queda de tensão total admissível para até 7%

O programa aplica como default o valor de 5% para a queda de tensão total admissível e 4%, para os principais pontos, de queda de tensão parcial admissível.

A NBR5410/2004 no item 6.2.7.1 descreve os seguintes parâmetros para a queda de tensão total:

“Em qualquer ponto de utilização da instalação, a queda de tensão verificada não deve ser superior aos seguintes valores, dados em relação ao valor da tensão nominal da instalação:

a) 7%, calculados a partir dos terminais secundários do transformador MT/BT, no caso de transformador de propriedade da(s) unidade(s) consumidora(s);

b) 7%, calculados a partir dos terminais secundários do transformador MT/BT da empresa distribuidora de eletricidade, quando o ponto de entrega for aí localizado;

c) 5%, calculados a partir do ponto de entrega, nos demais casos de ponto de entrega com fornecimento em tensão secundária de distribuição;

d) 7%, calculados a partir dos terminais de saída do gerador, no caso de grupo gerador próprio.”

Caso o projeto estiver em conformidade com algum dos itens mencionados acima (que permite utilizar a queda de tensão total de 7%), pode-se realizar no programa a configuração do valor máximo de queda de tensão total.

Para realizar a alteração do limite de queda de tensão, proceda da seguinte forma:

  • Acesse o menu Arquivo – Configurações;
  • No diálogo Configurações, selecione a aba Fiação;
  • Selecione DimensionamentoCondutores;
  • Em Projeto elétricoQueda de tensão admissível, altere o item Total (%) para 7%:


  • Clique em OK;
  • Acesse a guia Operações, grupo Dimensionamento e utilize o comando Processar para verificar se o programa continuará indicando a mensagem:




Desta forma, ao dimensionar os circuitos do programa será considerado o limite de 7% para a queda de tensão total, e caso o circuito atenda este requisito, o status do circuito será exibido OK.

 2. Aumentar a seção da fiação

Uma das opções possíveis para diminuir a queda de tensão total de um circuito no projeto elétrico é aumentar a seção da fiação para o mesmo. Como pode ser observado na fórmula utilizada para o cálculo da queda de tensão abaixo, aumentando a seção da fiação de um circuito a queda de tensão para o mesmo diminuirá, visto que são grandezas inversamente proporcionais:


Para realizar a alteração da seção da fiação, recomendamos a leitura do artigo  Como alterar a seção de fiação definida pelo programa?

Como a Queda de tensão total é calculada deste o início da rede cabe ao projetista determinar se é melhor aumentar a seção do próprio circuito que apresenta o erro ou aumentar a seção da fiação de um quadro (QD ou QM) que alimenta este circuito.

ObservaçãoPara determinar qual é a melhor seção a ser aumentada (do quadro ou do circuito), recomendamos acessar as Propriedades do circuito e verificar a queda de tensão parcial e total

Para exemplificar a queda de tensão parcial e total presentes nas Propriedades dos circuitos, utilizaremos duas situações, uma onde pode ser mais interessante alterar a seção do quadro e outra onde pode ser mais interessante alterar a seção do circuito, descritas abaixo: 

Exemplo 1:

Analisando as Propriedades do circuito destacado na imagem abaixo, notamos que a queda de tensão parcial encontra-se consideravelmente abaixo do limite máximo (4%):


Sendo assim, pode ser mais interessante alterar o valor da seção da fiação em um quadro que alimenta o circuito pois a queda de tensão até o QD (3,65%) é maior que a queda de tensão do QD até os pontos (1,72%). 

Exemplo 2:

Analisando as Propriedades do circuito destacado na imagem abaixo, notamos que a queda de tensão parcial encontra-se próxima ao limite máximo (4%):


Sendo assim, pode ser mais interessante alterar o valor da seção da fiação do circuito pois a queda de tensão até o QD (1,88%) é menor que a queda de tensão do QD até os pontos (3,19%).

3. Diminuir a corrente de projeto 

Outra opção possível para diminuir a queda de tensão total de um circuito no projeto elétrico é diminuir a corrente de projeto do circuito. Como podemos verificar na fórmula utilizada para o cálculo da queda de tensão, esta é diretamente proporcional à corrente de projeto. Sendo assim, quanto maior for a corrente de projeto, maior será a queda de tensão.


Desta forma, uma solução possível para o projetista é diminuir a corrente de projeto. Para verificar as possíveis alternativas para diminuir a corrente de projeto, recomendamos a leitura do artigo Como diminuir a corrente de projeto?. 

Por meio desse artigo verificamos quais as possibilidades de correção quando o erro de Queda de tensão total maior o que limite definido é apresentado. Assim, o usuário pode decidir qual melhor se aplica à sua situação de projeto.