Lajes

Quando devo considerar os esforços de cisalhamento?

A depender da concepção estrutural e do modelo de análise adotados, é possível que o Eberick emita avisos ou erros de dimensionamento relacionados a cisalhamento excessivo nas lajes.

O presente artigo tem como objetivo expor os indicativos de situações onde o cisalhamento nas lajes deve ser considerado pelo projetista.

Cisalhamento distribuído ao longo de várias barras

Quando as barras da grelha estão próximas a pilares de grande rigidez, a resultante de esforço de cisalhamento solicitante (VSd) pode ser significativa, excedendo o valor de esforço resistente (VRd1). Nestes casos, o cisalhamento tende a se distribuir ao longo de uma faixa, em contrapartida do que foi exposto no artigo precedente. Desta forma, não é possível considerar uma redistribuição dos esforços, uma vez que as barras adjacentes possuirão esforços cortantes muito similares aos da barra estudada. Assim, deve ser dimensionada e detalhada a armadura de cisalhamento necessária.

Através do botão Relatório - Cálculos (botão ) na janela de dimensionamento das lajes, pode-se abrir o relatório de cálculo para a laje. Repare que para esta situação foi necessário armar as nervuras para combater os esforços de cisalhamento excedentes. Para facilitar o entendimento, o programa apresenta o relatório separado por direções da laje "X" e "Y" e suas respectivas armaduras.

Através da própria grelha da laje pode-se visualizar as armaduras necessárias para cada barra (no caso de lajes nervuradas, cada nervura) de tal modo que o usuário apenas necessita conferir a área de aço necessária e distribuí-la de acordo com o valor em cm²/m apresentado para verificar a bitola e espaçamento desejado. Além disso, é possível visualizar os esforços cortantes excedentes e de dimensionamento das armaduras.

Para lajes nervuradas, que normalmente podem apresentar esforços de cisalhamento mais significativos, o programa adiciona e detalha a armadura de cisalhamento automaticamente, de acordo com a área de aço necessária por barra.