Vigas

Quando aplicar um nó semirrígido?

Atribuir as vinculações de vigas em um projeto é de suma importância, visto que têm influência direta nos esforços, deslocamentos e na própria estabilidade global da edificação. 

Este artigo orienta você a atribuir nós semirrígidos às vigas e a definir qual a porcentagem de redistribuição que poderá ser utilizada.

Nós semirrígidos

Considerar uma redistribuição na ligação entre uma viga e um pilar significa, de forma simplificada, considerar que uma parcela do momento negativo que ocorre na ligação entre os elementos é redistribuído para o momento positivo da viga. O programa permite que o usuário aplique um nó semirrígido por meio do menu Modelo - Vigas - Semirrígido (botão ). Ao aplicar um nó semirrígido, o programa aplicará a redistribuição de acordo com o valor configurado em Estrutura - Configurações - Projeto - Análise.

O valor de redistribuição pode ser arbitrado pelo usuário de acordo com a sua necessidade, mas as especificações normativas devem ser levadas em consideração ao determiná-lo. A NBR6118:2014, em seu item 14.6.4.3 (Limites para redistribuição de momentos e condições de dutilidade), define que o coeficiente de redistribuição δ deve ser designado observando a deslocabilidade da estrutura, o que pode ser feito por meio do coeficiente γz. O coeficiente δ é o quociente entre o momento fletor de cálculo após efetuar a redistribuição e o momento fletor de cálculo na condição engastada e segue os seguintes valores:

 

Desta maneira, se a estrutura for considerada como de nós deslocáveis (γz > 1.10), a redistribuição não deve ultrapassar os 10%. Já para os demais casos (γz ≤ 1.10), é possível adotar uma redistribuição de até 25%. De todo modo, caso o usuário queira aplicar uma redistribuição maior do que a especificada no item 14.6.4.3 da NBR6118:2014, deve-se verificar a capacidade de rotação plástica na região onde foi efetuada a redistribuição, procedimento especificado no item 14.6.4.4 (Análise não linear com verificação explícita da rotação plástica solicitante) da mesma norma.
Este mesmo item indica que caso os valores de x/d (posição da linha neutra/altura de cálculo) atendam certos limites, pode ser dispensada a verificação da capacidade de rotação plástica, de modo que o usuário poderá arbitrar um valor qualquer de redistribuição. 

O AltoQi Eberick realiza essa verificação quando a configuração "Dispensar limites de redistribuição se atendida LN e abertura de fissuras" (disponível na guia Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Vigas) estiver desmarcada e com a opção Verificar limite de redistribuição em nós semirrígidos habilitada ao processar a estrutura. Caso utilizado um valor superior ao limite, o Erro D211 e D212 - Redistribuição acima do recomendado para a estrutura é exibido. E caso queira dispensar a verificação, basta marcar a configuração e então o Aviso 140 - Redistribuição acima do limite para estruturas de nós fixos/móveis será emitido.

Observação: É possível verificar os valores da posição da linha neutra no ELU (x/d), os coeficientes de redistribuição de momentos fletores (δ) e seus limites através do relatório Redistribuição de momentos e condições de dutilidade, disponível no botão Relatórios ( ) na janela de dimensionamento das vigas quando processado com a opção "Verificar limite de redistribuição em nós semirrígidos" habilitado.

A depender da versão utilizada é possível que tal configuração e opção de processamento não esteja disponível. Neste caso, deve-se realizar a verificação viga a viga, podendo se valer do relatório de cálculo das vigas, gerado a partir da janela de dimensionamento, botão Relatórios - Cálculos (botão mceclip0.png).


A título de exemplo, podemos verificar o quociente x/d da seguinte maneira:

Sendo a relação x/d do nó menor que 0,25, considerando fck ≤ 50 MPa, é possível adotar valores de redistribuição maiores que o indicado no item 14.6.4.3 da NBR6118, desse modo não há a necessidade de verificar a rotação plástica nas regiões dos apoios (onde aplicaremos a redistribuição). Como esta verificação foi feita para uma viga específica, a redistribuição adicional deverá ser aplicada para a viga em questão. Isto poderá ser feito por meio da janela de lançamento da viga, botão Modelo. Na figura abaixo, foi habilitada a opção Permitir redução na rigidez diferente da configurada e então atribuída uma redução de 90% para ambas as extremidades do trecho.