Pilares

Como dimensionar pilares com carga negativa?

Os esforços axiais negativos em pilares têm origens diversas, sendo que o usuário deverá analisar a sua proveniência de modo a avaliar qual medida aplicar sobre os elementos. Para iniciar a análise dos casos em que existem pilares com carga negativa em uma estrutura, recomenda-se, primeiramente, que o comportamento da estrutura seja verificado através do pórtico unifilar (Guia Estrutura, grupo Análise, comando Pórtico unifilar ), onde será possível observar exatamente as situações possíveis que provocam a carga negativa no pilar. O artigo Erro D03 - Carga negativa em pilares expõe as situações mais comuns que causam este tipo de esforço, além de fornecer possíveis soluções para cada um dos casos. Como exemplo, verificamos que os pilares destacados abaixo apresentam esforços negativos, provavelmente devido à grande deslocabilidade dos pilares na face oposta da caixa d'água.

É possível também verificar o relatório de combinações para os pilares, acessado por meio da sua janela de dimensionamento (botão Relatórios (), opção Combinações), analisando cada combinação separadamente, para descobrir qual(is) delas estão gerando especificamente a carga negativa (verificar se existe alguma influência do vento e desaprumo. No caso do projeto acima, verificamos que a ação causadora dos esforços negativos é a água, o que reflete bem os deslocamentos encontrados junto à caixa d'água no pórtico unifilar.

Tendo essas ferramentas em mão, o projetista pode decidir levar em consideração essas cargas negativas e dimensionar o pilar normalmente. Estruturas com carregamentos verticais baixos, por exemplo, estarão mais suscetíveis aos esforços horizontais, pois as cargas verticais podem minimizar seus efeitos, dependendo do modelo em análise. Este representa o típico caso de torres de caixa d’água, as quais apresentam estes baixos carregamentos, podendo apresentar pilares com cargas negativas. Vale destacar que fica a cargo do usuário determinar os efeitos dessas cargas negativas nas fundações do pilar em questão.

Para os casos em que as cargas negativas no pilar são esperadas, ou seja, são decorrentes do modelo real, o usuário pode dimensionar os pilares à carga negativa, bastando para isso, habilitar a opção Permitir carga negativa (guia Estrutura, grupo Configurações comando Projeto - Dimensionamento (botão ), aba Pilares). Para estes casos, convém apenas destacar que o detalhamento utilizado pelo AltoQi Eberick segue os mesmos princípios do detalhamento de um pilar submetido à compressão, sem nenhum detalhamento especial. Assim, devem ser feitas algumas verificações complementares, pois a ancoragem da armadura destes pilares não será efetuada para resistir a tração.