Sprinklers

Lançamento de hidrantes em uma rede de sprinklers

NBR 10897/2020 estabelece os requisitos para os sistemas de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos. Tal norma aborda, nas seções 8.4 e 8.5, a possibilidade de alimentação de hidrantes usando a mesma rede que abastece os sprinklers.

Na plataforma AltoQi Builder, para o lançamento de uma rede de sprinklers com hidrantes, deve-se lançar toda a tubulação do projeto como rede "Sprinklers", inclusive a tubulação que alimenta os hidrantes. Os hidrantes serão os únicos elementos que estarão configurados na rede "Hidrantes", conforme ilustrado na imagem abaixo.

No presente material será apresentado como lançar os hidrantes em uma rede de chuveiros automáticos, de modo que os hidrantes estabelecidos sejam admitidos na verificação de pressões junto à área de operação definida.


Definição dos hidrantes em uma rede de sprinklers

Neste caso, para o dimensionamento, o programa irá calcular a vazão e pressão necessária para satisfazer todos os chuveiros automáticos da área de operação, e também terá que satisfazer os hidrantes que serão associados à esta área de operação.

Para efetuar o dimensionamento da rede de sprinklers no programa AltoQi Builder, considerando os hidrantes, é necessário efetuar o cálculo pelo método hidráulico. Como curiosidade, de acordo com a Tabela 29 da seção 8.5 da norma, para cada tipo de risco podem ser consideradas as seguintes vazões, somando-se os hidrantes adicionados na área de operação:

  • Risco leve: poderá ser considerado até 380 L/min devido aos hidrantes;
  • Risco ordinário: poderá ser considerado até 950 L/min devido aos hidrantes;
  • Risco extra ou extraordinário: poderá ser considerado até 1900 L/min devido aos hidrantes;

Como o software dimensiona a bomba de incêndio para a área de operação dos chuveiros automáticos, para que os hidrantes também sejam considerados nestes cálculos, deve-se adicioná-los na área de operação.


Associando os hidrantes à uma área de operação

Antes de prosseguir a esta etapa, é essencial que os hidrantes do projeto de incêndio estejam lançados. Na sequência, para adicionar os hidrantes em uma determinada área de operação proceda conforme os passos abaixo.

  • Acesse o comando Gerenciador, localizado na aba Operações, grupo Exibir, como mostra a imagem abaixo;

  • Localize o pavimento em que foi lançada a rede de sprinklers e sua respectiva área de operação;

  • Clique com o botão direito do mouse na nomenclatura da área de operação que se deseja associar os hidrantes. Em seguida, selecione a opção "Adiciona hidrante", como mostra na figura abaixo;

  • Neste momento, a barra de comandos informará a mensagem "Adicionar hidrante - Selecione". Clique sobre o hidrante que deseja associar à área de operação no ambiente de CAD da plataforma AltoQi Builder;

Observação: A quantidade de hidrantes a serem inseridos na área de operação é limitada ao valor indicado no campo Hidrantes simultâneos nas Propriedades da edificação (para verificar a definição, acompanhe o artigo Alterando a quantidade de hidrantes em uso simultâneo). Caso esse limite seja ultrapassado, a mensagem " Limite de hidrante atendido" será apresentada.

  • Assim que o hidrante é selecionado no croqui do projeto, o nome deste será adicionado dentro da área de operação na janela Gerenciador, conforme imagem a seguir.


Observação: Caso algum hidrante seja adicionado por engano, é possível desassociá-lo da área de operação. Para isso, clique com o botão direito do mouse na nomenclatura do hidrante, e selecione a opção " Excluir":
ATrYaLsNlk.png


Verificação dos hidrantes associados à área de operação

Para conferir se os hidrantes adicionados à área de operação estão sendo considerados, pode-se prosseguir com os passos abaixo.

  • Utilize o comando Processar, como mostra o artigo Como processar o dimensionamento no AltoQi Builder?;
  • Selecione um tubo que faz parte do trajeto tanto para alimentar os hidrantes, quanto a área de operação;
  • Acesse a guia Operações, grupo Dimensionamento, comando Dimensionar Condutos, e confira os valores do quadro "Mensagens" como mostra a figura abaixo.


Observação: Para que a bomba hidráulica de incêndio seja definida considerando os sprinklers e os hidrantes, após processar o projeto ( Como processar o dimensionamento no AltoQi Builder?), deve-se escolher no campo " Aplicação" a área de operação em que foram adicionados os hidrantes. Para maiores detalhes sobre a definição de uma bomba hidráulica, recomendamos a leitura do artigo Como definir a bomba hidráulica?.

Com o procedimento acima, será possível adicionar hidrantes em uma rede de sprinklers. Para melhor compreensão desta configuração, é de suma importância o acompanhamento dos itens normativos indicados no texto.