Condutos

Como é calculado o comprimento de um conduto?

O programa AltoQi Builder possui vários comandos que ajudam o projetista nas definições dos cálculos e dimensionamentos do projeto, incluindo comandos relacionados ao dimensionamento dos condutos.

Após processar o projeto, com as opções Passar fiaçãoBalancear fases (projeto elétrico) e Dimensionar circuitos habilitadas, o programa irá fazer o dimensionamento dos condutos, avaliando se a peça lançada em cada trecho está adequada ou não.

ObservaçãoPara verificar qual a seção de conduto mais adequada ao seu projeto, recomendamos a leitura do artigo Como verificar qual a seção de conduto mais adequada ao meu projeto.

Alguns dos critérios utilizados nos condutos circulares para determinar qual seção deve ser utilizada é o  comprimento do trecho e o número de curvas .

Observação: Para verificar quais os critérios utilizados no dimensionamento de todos os condutos recomendamos a leitura do artigo Indicação - Conduto com diâmetro superior/inferior ao calculado.

Em alguns casos, pode ser que o comprimento do trecho apresentado no janela  Dimensionamento  não seja o mesmo apresentado se utilizarmos o comando  Medir  entre as extremidades do conduto selecionado.

Isso ocorre, muitas vezes, pelo fato de que em algumas situações de lançamento o comprimento do conduto não fica definido pelo comprimento de seus trechos, como por exemplo, quando se utilizam eletrocalhas e pontos intermediários (T's, cruzetas, curvas 90°, entre outras)  para o traçado. Esses pontos não se constituem em caixas, mas em curvas e o comprimento real não é o de cada trecho, mas da soma dos trechos.

O critério que o programa AltoQi Builder adota para definir se dois trechos são contínuos é a existência de uma Conexão (constitui-se de uma "curva" no conduto) entre eles. Se existir um ponto (por exemplo, uma Lâmpada), considera-se que existe uma Caixa e, portanto, que os dois trechos estão separados. Além disso, os dois trechos são considerados contínuos apenas se por eles passar, ao menos, uma fiação em comum.

A seguir, apresentamos alguns exemplos de lançamentos onde faremos a análise do comprimento do trecho dos condutos.

1 - Lâmpada na posição Teto ligando em outra lâmpada na posição Teto

Nesse caso, temos o lançamento de duas lâmpadas na posição Teto conectadas por um trecho de eletroduto também na posição Teto.   

Ao utilizarmos o comando Dimensionar condutos para o trecho de conduto que liga as duas lâmpadas do teto, temos a seguinte situação:


Na janela Mensagens, é informado o comprimento do trecho como 2.28 m, sendo que neste trecho não há nenhuma curva. 

Ao analisarmos o trecho através do detalhe isométrico D2, temos a seguinte situação: 


Através da cota exibida na imagem, percebemos que o comprimento do trecho é 227.8 cm, ou seja, aproximadamente 2.28 m. 

Verificamos então, que o comprimento do trecho na janela Dimensionamento é o mesmo comprimento exibido em planta pois, neste caso, o trecho de conduto inicia em um ponto elétrico (Lâmpada) e termina no outro ponto elétrico (Lâmpada). 

2 - Lâmpada na posição Teto ligando em interruptor na posição Média

Neste lançamento, temos uma lâmpada na posição Teto ligando em um interruptor na posição Média, conectados por um eletroduto, que faz uma curva de 90º (mudança de direção do trecho), lançado na posição Teto.

Ao utilizarmos o comando Dimensionar condutos para o trecho de conduto que liga os dois pontos, temos a seguinte situação:


Neste caso, temos que o comprimento do trecho de conduto que liga os dois pontos é 3.53 m e o número de curvas é 1.

A situação acima nem sempre fica tão evidente em planta baixa. Por isso, vamos analisar através do detalhe isométrico D3:


Assim, fica evidente a existência de uma curva no trecho de conduto que liga os dois pontos. Verificamos também, que o comprimento do trecho na janela Dimensionamento é a soma das duas cotas exibidas em planta (197 + 155 = 352) pois, neste caso, o trecho de conduto inicia em um ponto elétrico (Lâmpada) e termina no outro ponto elétrico (Interruptor). 

3 - Tomada na posição Baixa ligando em outra tomada na posição Baixa

Neste lançamento, temos uma tomada na posição Baixa ligando em outra tomada na posição Baixa, através de um conduto, que faz uma curva de 90° na parede, também lançado na posição Baixa. 

Quando esse tipo de lançamento é realizado e analisamos o dimensionamento do trecho de conduto que liga as duas tomadas, temos a seguinte situação:


Para o trecho de conduto selecionado (em amarelo na imagem acima), temos que o comprimento do trecho é 2.77 m e que o número de curvas é 1. 

Para o outro trecho de conduto, as informações exibidas em Mensagens, na janela de Dimensionamento, são as mesmas exibidas para o primeiro trecho:


Isso ocorre pelo fato de que o módulo Elétrico considera como início do trecho do conduto um ponto e como final deste mesmo trecho, outro ponto. Logo, o trecho de conduto que se inicia na tomada mais superior na imagem só termina na tomada mais inferior na imagem e vice-versa. Desta forma, o dimensionamento será o mesmo para os dois trechos, visto que para o programa, eles são um trecho único.  

Assim, podemos analisar também o comprimento do trecho através de um detalhe isométrico:


Assim, verificamos a existência de uma curva no trecho de conduto que liga os dois pontos. Verificamos também, que o comprimento do trecho na janela Dimensionamento é a soma das duas cotas exibidas em planta ( 97.9 + 178.7 = 276.6) pois, neste caso, o trecho de conduto inicia em um ponto elétrico (Tomada) e termina em outro ponto elétrico (Tomada).

ObservaçãoLembramos que a metragem calculada no dimensionamento do conduto não influencia na metragem calculada para a lista de materiais. A metragem incluída na lista de materiais é calculada para cada trecho individualmente.

4 - Eletrocalhas

No caso de eletrocalhas, o programa AltoQi Builder segue a mesma filosofia dos eletrodutos. Exemplificaremos o dimensionamento através do lançamento de três tomadas na posição Baixa, cada uma pertencente a um circuito diferente, um quadro de distribuição lançado na posição Média e eletrocalhas lançadas na posição Teto. 

a) No primeiro caso, vamos analisar o trecho de conduto (em amarelo) que liga à tomada do circuito 3.


Analisando a imagem acima, temos que o comprimento do trecho é de 9.4 m. Sendo assim, torna-se necessário analisarmos de onde vem este valor. 

Através de um detalhe isométrico, poderemos analisar o comprimento do trecho:


Como já vimos anteriormente, pela filosofia do programa ele irá "procurar" algum outro ponto (visto que a tomada do circuito 3 é considerada como ponto elétrico inicial do trecho de conduto) para tomá-lo como final do trecho. Como o programa considera o conduto contínuo quando existe uma fiação em comum, ele dimensionará o trecho considerando como ponto final do trecho o QD1 (eletrocalhas por onde passa a fiação do circuito 3).

Percebemos então, que o comprimento do trecho considerado está destacado em amarelo e que este resulta em aproximadamente 9.35 m.

Observação: ​O número de curvas não é calculado para condutos retangulares.

b) No segundo caso, vamos analisar o trecho de conduto (em amarelo) que liga à tomada do circuito 2. 


Na janela de Dimensionamento, temos que o comprimento do trecho é 7,9 m. Novamente, podemos analisar essa informação a respeito do trecho através de um detalhe isométrico.


Com relação ao comprimento do trecho, percebemos pelas cotas exibidas no detalhe isométrico que resulta em aproximadamente 7,90 m.

Da mesma forma como analisado para o item a, o programa procura um caminho de condutos com fiação em comum para considerar como final do trecho de conduto. Sendo assim, o trecho considerado vai da tomada do circuito 2 até o QD1, conforme destacado na imagem acima.

c) No terceiro caso, vamos analisar o trecho de conduto (em amarelo) que liga à tomada do circuito 1. 


Neste caso, o comprimento do trecho é 6.5 m. Assim, podemos analisar essas informações também através de um detalhe isométrico. 


Através das cotas no detalhe isométrico, temos que o trecho resulta em aproximadamente 6.45 m e que, como início do trecho o programa considera a tomada pertencente ao circuito 1 e como final do trecho, o QD1.

d) No quarto caso, vamos analisar o trecho de conduto destacado na imagem abaixo:


No caso deste trecho, temos que a informação do comprimento do trecho é a mesma do trecho analisado no item c. 

Isso acontece pois, como neste trecho passam as fiações do circuito 1, 2 e 3, o programa vai procurar o trecho de conduto mais próximo que está ligado a um ponto e que contenha alguma dessas fiações em comum. 

Sendo assim, o trecho de conduto pelo qual passa uma fiação em comum e o ponto mais próximo é a tomada do circuito 1. Logo, ele considera esta tomada como início do trecho e o QD1 como final do trecho de conduto.

Dessa forma, o dimensionamento do comprimento do trecho de conduto selecionado na imagem acima fica igual ao trecho analisado no item c. 

A partir deste artigo verificamos como é calculado o comprimento de um conduto, evidenciando alguns lançamentos frequentes em projetos elétricos/cabeamento.