Peças

Indicação - Conexão sem peça associada

O AltoQi Builder emite alertas a partir de indicações de  triângulos amarelos  e  vermelhos  no projeto com a finalidade de atrair a atenção do usuário para o ponto em que é exibido tal triângulo. Estas indicações permitem que o projetista verifique possíveis problemas associados ao lançamento ou dimensionamento no projeto.

Observação:  Para verificar qual a mensagem que a indicação de triângulo traz, segure o mouse sobre o triângulo e a mensagem será exibida em seguida.


Quando essa mensagem é  Conexão sem peça associada , indicação de peça pendente, significa que não foi definida uma peça, de modo automático ou manual, para o ponto indicado.


Ao longo do lançamento da tubulação, junto ao ponto de conexão dos tubos, bem como em suas extremidades, é preciso definir uma peça adequada a este ponto, que esteja de acordo com o lançamento realizado, para solucionar a mensagem acima.

Observação:  É essencial a definição das peças nas conexões pois estes elementos são contabilizados na lista de materiais do projeto, e seus dados são utilizados no dimensionamento da rede. No projeto Hidráulico, por exemplo, interfere no cálculo da perda de carga localizada.

Há dois comandos específicos para a definição de peças na plataforma AltoQi Builder que são acessados na guia  Operações -  grupo  Peças  e estão destacados na sequência:
  • Definir peças;
  • Definir peças pendentes.

Definir peças

A finalidade do comando Definir peças é permitir a escolha de uma peça para cada elemento selecionado, sendo possível selecionar apenas um ou diversos elementos. Para utilizá-lo:

  • Acesse a guia Operações, grupo Dimensionamento, comando Definir peças;

  • Selecione as conexões em que é desejada a definição de peça;
  • À direita da tela, junto da janela Peças, perceba que serão apresentadas as opções disponíveis para a conexão selecionada;

    • Caso desejar, é possível alterar a caixa de classe na janela Peças, destacada a seguir. Com isso, é possível definir a peça em função de outra classe do cadastro.

  • Selecione a peça desejada frente às opções apresentadas;
Observação: A peça apresentada em negrito corresponde àquela já lançada em seu projeto em outro lançamento semelhante.




Observação: Recomendamos o uso dos filtros de definição de peças, destacados abaixo, para que as opções apresentadas sejam filtradas de acordo com o lançamento realizado pelo projetista.



  • Caso tenha selecionado mais de uma conexão, clique no botão , na região inferior da janela, e prossiga com a definição das peças;
Observação: Para adotar todas as peças sugeridas pelo programa, já lançadas em seu projeto em outro momento, clique no comando Adotar todas as sugeridas (botão  ).

  • Clique na tecla <Esc> para finalizar o procedimento.

Definir peças pendentes

A finalidade do comando Definir peças pendentes é localizar as conexões que ainda apresentam alguma pendência, seja para o caso de peça ainda não definida ou, caso já definida, que está incompatível com o lançamento realizado, sendo possível selecionar apenas uma ou diversas conexões. Para utilizá-lo:

  • Acesse a guia Operações, grupo Dimensionamento, comando Definir peças pendentes;

  • Perceba que o programa apresentará o conjunto de elementos com pendências dependendo do local em que o comando foi executado:
    • Croqui de projeto: serão apresentados todos os elementos do pavimento, inclusive aqueles lançados em detalhe e não visíveis em planta baixa;
    • Detalhe: serão apresentados todos os elementos do detalhe.
  •  À direita da tela, junto da janela Peças, perceba que serão apresentadas as opções disponíveis para cada conexão com pendência;
  • Para definir uma peça, proceda como indicado para o comando Definir peças.

Nenhuma peça conveniente aparece na janela "Peças", o que fazer?

É provável que não exista peça compatível com o lançamento realizado, ou ainda, a peça desejada apenas não consta no cadastro padrão da plataforma AltoQi Builder.

  • Para identificar se a peça está incompatível com o lançamento nos projetos GásHidráulicoIncêndio ou Sanitário, sugerimos a leitura do material Indicação - Possível uso de peça inadequada por geometria nos projetos hidrossanitário, gás e incêndio;
  • Caso o projeto seja de Fiação, sugerimos a leitura do material Indicação - Possível uso de peça inadequada por geometria nos projetos hidrossanitário, gás e incêndio;
  • Se não houver peça específica no cadastro do programa, recomendamos a criação de uma peça personalizada, como descrito no material Como cadastrar uma nova peça no AltoQi Builder.
Observação: Lembramos que a mensagem apresentada na imagem acima não impede o dimensionamento do projeto. Caso esteja de acordo com o desejado pelo projetista, é possível eliminar as indicações conforme o artigo Como fixar uma peça?

Com os procedimentos acima, a indicação  Conexão sem peça associada  será solucionada.