Pontos em geral

Por que a potência de 100 W dos pontos não é exibida no projeto?



Ao realizarmos o lançamentos de pontos como lâmpadas e tomadas é apresentado, junto a simbologia, a potência da peça utilizada. Por padrão, a potência de 100 W não é exibida


Uma indicação não é incluída na planta quando o valor está configurado como padrão. O intuito de omitir a indicação é o de não tornar demasiadamente repetitiva a indicação em planta de certos valores.

ObservaçãoNo programa, existem itens de configuração nos quais são inseridos os valores mais comumente usados em algumas peças. Para verificar outros valores padrões existentes recomendamos a leitura dos artigos Por que a seção do conduto 3/4" não é exibida no projeto? e Por que a seção de fiação 1,5 mm² não é exibida no projeto?

Para o caso dos pontos é possível configurar um valor padrão referente à potência, incluída na representação da simbologia, no campo Potência. Se a potência for igual ao valor padrão, ela não será exibida.

Configurando o valor padrão

Se desejar que a potência de 100 W seja exibida deve-se:

  • Acessar o menu Arquivo - Configurações;
  • No diálogo Configurações selecionar a aba Fiação;
  • Selecionar Padrões de desenho - Conexões - Caixa;
  • Em Potência - Valor padrão digitar um valor que deseja que não seja exibido na planta baixa para pontos de luz e pontos de força;
Observação: Se desejar que todas as potências sejam exibidas, recomendamos deixar os campos em branco.

  • Clicar em OK.


As configurações serão atualizadas e a potência de 100 W exibida.


Portanto, realizando os procedimentos descritos neste artigo é possível selecionar uma potência padrão para ser ocultada automaticamente no projeto.