Condutos

Como lançar um traçado de condutos com multicurvas?

Ao lançar condutos manualmente no AltoQi Builder, podem haver casos onde seja necessário que o conduto realize curvas por sua extensão. Neste contexo, a função Conduto multi curva () cria a possibilidade de lançar o conduto com curvas de maneira prática e rápida.

Observação: Os recursos de sistemas PEX estão disponíveis a partir da atualização  2022-11  do AltoQi Builder. Para ficar por dentro das atualizações do programa acesse o botão  Ajuda  na barra de acesso rápido do programa, selecione a opção  Conteúdo , que será redirecionado para a página de ajuda do programa. Para realizar o download da atualização mais recente acesso  www.altoqi.com.br/downloads .

Lançando um traçado de condutos com multicurvas

No exemplo deste artigo, iremos conectar o quadro de medição QM1 à caixa CX1 com um conduto com duas curvas:

Para realizar esse lançamento, o usuário deve selecionar a peça que deseja usar, a posição do trecho horizontal do conduto que será lançado e ativar a função Conduto multi curva (). Para isso, proceda da seguinte forma: 

  • Abra o croqui Fiação do pavimento desejado;
  • Acesse a guia Lançamento e no grupo Rede selecione a rede desejada (Elétrica, Lógica, Cabeamento, etc);

  • Ainda na guia Lançamento, no grupo Conduto, selecione a peça que deseja utilizar, como exemplo da imagem abaixo:

  • Ainda na guia Lançamento, grupo Conduto, defina a posição do trecho horizontal que o conduto será inserido;

  • Ative a função Conduto multi curva ();

  • Clique no comando Conduto();
  • Na linha de comando será exibida a mensagem Conduto – Início, clique sobre o ponto onde o conduto começará, no exemplo deste artigo o conduto começará no Quadro de Medição.
Observação: Lembre-se de manter a captura Personalizada habilitada  .

  • Clique no croqui de modo a traçar o caminho do conduto, respondendo "sim" para as caixas de dialogo que serão abertas: 

  • Após realizar esse procedimento o programa continua pedindo a informação de novos pontos, definindo outros condutos com as mesmas propriedades do conduto inicial. Para encerrar o comando, deve-se pressionar Esc ou Enter.

Observação: Para editar as multi curvas do conduto lançado, recomendamos o artigo Como editar os lançamentos de condutos multi curva no AltoQi Builder?
 
 
Realizando os procedimentos descritos neste artigo é possível lançar condutos com multi curvas manualmente para conectar os pontos lançados em seu projeto.