Como lançar um captor pontual no projeto de SPDA?
Durante a realização de um projeto de SPDA, é necessário lançar os elementos que formarão o subsistema de captação, o subsistema de descida e o subsistema de aterramento.
O subsistema de captação é a parte do SPDA que representa o sistema que recebe os impactos das descargas atmosféricas. Para isso utiliza-se elementos metálicos que são projetados e posicionados para interceptar as descargas atmosféricas, podendo ser captores ou malhas. Além destes elementos tradicionais também é possível utilizar captores naturais, como telhados metálicos e elementos metálicos que existam (antenas, exaustores, chaminés, etc.).
Para auxilia-lo no lançamento do subsistema de captação, sugerimos a leitura dos artigos abaixo para mostrar como estes elementos podem ser inseridos no QiBuilder.
- Como lançar um captor?
 - Como lançar um captor pontual?
 - Como lançar as malhas automaticamente?
 - Como informar a existência de telhado metálico no sistema de captação de SPDA?
 
De acordo com o item 5.2.5 da NBR5419:3/2015, as seguintes partes de uma estrutura podem ser consideradas como captores naturais e partes de um SPDA:
- partes metálicas, como as ornamentações, grades, tubulações, coberturas de parapeitos etc., que estejam instaladas de forma permanente, ou seja, que sua retirada desconfigura a característica da estrutura e que tenham seções transversais não inferiores às especificadas para componentes captores;
 
Para informar a existência de uma chaminé, um exaustor e até mesmo uma antena no sistema de captação de SPDA:
- Acesse a guia Lançamento, grupo Rede e selecione a Rede - SPDA Estrutural;
 - Defina a Altura de lançamento;
 
 - Ainda na guia Lançamento, acesse o grupo Captores naturais, comando Captor pontual;
 
 - Defina o ponto de inserção;
 - Na janela Peça, selecione a peça e a simbologia;
 
 - Determine o ponto diretor;
 - Pressione Enter para encerrar o comando;
 - Repita esse procedimento para lançar a quantidade de captores pontuais desejados.