Dimensionamento de viga superarmada
O AltoQi Eberick dimensiona as vigas à flexo-compressão reta. Em casos onde a viga possui uma laje adjacente, os esforços de compressão são absorvidos pela laje, de modo que a viga pode ser dimensionada à flexão reta simples.
Hipóteses de dimensionamento

Para determinar se uma viga se encontra no domínio 4, podemos calcular a posição da linha neutra βLN conforme explicado no artigo Dimensionamento de viga subarmada e então compará-lo ao valor de β34.
Equilíbrio de forças
Para evitar que a peça apresente ruptura frágil, o que fazemos é fixar a viga no limite xLN≤ 0,45d dentro domínio 3. Para isso, dimensionamos a viga no domínio 3, para um momento menor que aquele atuando na peça. O momento restante é absorvido por meio de uma armadura dupla, que reforça o concreto comprimido.

Assim, o primeiro passo é descobrir o momento máximo Md1, que age sobre a seção no domínio 3. Neste domínio, sabemos que xLN = x34. Fazendo o equilíbrio de forças, podemos escrever:



Lembrando que o valor de β34 (sendo βLN= xLN/d) a ser aplicado na equação acima deve ser adotado conforme o critério da NBR 6118, sendo x/d ≤ 0,45 para concretos com fck ≤ 50 MPa e x/d ≤ 0,35 para concretos com 50 MPa < fck ≤ 90 MPa.
Sabendo o valor de Md1, podemos determinar a armadura de tração associada a essa parcela do esforço. Isso pode ser feito por meio do equilíbrio de momentos em relação à armadura de tração:





Neste caso, não haverá contribuição do concreto, sendo que todo o valor de Md2 será absorvido pelo binário formado pela armadura dupla, a qual denominamos As2. Fazendo o equilíbrio de forças, temos que:



Sabendo os valores de As1 e As2, podemos escrever as correspondências para a armadura inferior As e para a superior A's

