Dimensionamento dos tubos da rede de hidrantes
O dimensionamento dos tubos do projeto de hidrantes pode ser efetuado para atender a vazão ou pressão. Para o dimensionamento dos tubos inicialmente é necessário definir alguns critérios como o risco da edificação, a pressão ou vazão mínima nos esguichos, a quantidade de hidrantes em uso simultâneo, o tipo de mangueira e o traçado da tubulação.
A partir das definições citadas acima será possível definir a vazão total necessária para atender um número pré-definido de hidrantes simultaneamente e as perdas de carga no sistema. As perdas são calculadas nos tubos e nas conexões pelo método dos comprimentos equivalentes.
Critérios de dimensionamento
Na plataforma AltoQi Builder pode-se optar pelo critério de vazão ou pressão na janela de propriedades da edificação e definir a quantidade de hidrantes em uso simultâneo, conforme apresentado no artigo Alterando a quantidade de hidrantes em uso simultâneo.
Cálculo do diâmetro mínimo da tubulação
 
 Substituindo-se as equações da velocidade e área na equação acima, e isolando-se o diâmetro da tubulação D, tem-se:
  Conversão Pressão x Vazão
Para projetos nos quais foi definida a utilização do critério de pressão, a conversão entre as pressões e as vazões são realizadas pelo programa AltoQi Builder utilizando a equação genérica de descarga em bocais.
 Onde:
- Q: Vazão nominal, (m³/s);
 - Cv: Coeficiente de vazão ou descarga (0,98);
 - G: Gravidade, (9,81 m/s²);
 - P: Pressão dinâmica residual, (mca);
 - S: área do esguicho (m²).
 
Desta forma o processo iterativo é realizado até que seja encontrado o menor diâmetro para o qual a velocidade e o critério de dimensionamento adotado sejam atendidos.