Definição da proporção de reserva frente à localização do reservatório no projeto hidráulico
  Quando o estabelecimento de edificação é contemplado por sistema de alimentação misto ou indireto, é admitida a instalação de elementos responsáveis pela reserva de água que, de acordo com a concepção adotada pelo projetista, estarão situados em 
  localização inferior ou superior frente à edificação.
 
 
  A plataforma AltoQi Builder dispõe de recursos específicos à definição da localização, porcentagem de reserva frente à edificação e porcentagem de reserva individual do reservatório de acordo com a sua localização.
 
 
  Os parâmetros supracitados são essenciais à estimativa do volume de cada reservatório instalado na edificação e a sua consideração no programa está detalhada nos artigos técnicos abaixo.
  
 
 - Definição da proporção de reserva de água inferior/superior da edificação no projeto hidráulico;
 - Definição da localização inferior/superior do reservatório no projeto hidráulico;
 - Definição da proporção de reserva frente à localização do reservatório no projeto hidráulico.
 
Definição da proporção de reserva de água em função da localização do reservatório
 
  Após lançar o reservatório de água no projeto 
  Hidráulico e definir a proporção de volume para a localização em função da edificação como um todo, torna-se necessário verificar e se desejado, definir a proporção do volume do reservatório em função de sua localização.
  
 
 
  Observação: Em edificações com 
  dois ou mais reservatórios é possível configurar a porcentagem do volume total que ficará armazenada em cada um, fazendo com que o programa indique as dimensões mais adequadas a cada situação.
 
 
  Portanto, execute os passos indicados a seguir.
 
 - Selecione o reservatório de água recém-lançado;
 - Acesse o comando Propriedades, situado na guia Elementos - grupo Acessar, como destacado a seguir;
 
  - Na janela Propriedades que será apresentada à direita da tela, certifique-se que está selecionado o elemento Conexão (1);
 
  - Em seguida, localize o grupo Dimensionamento e junto ao subgrupo Dados, defina a porcentagem do volume de reserva deste reservatório para a sua localização no campo % do volume do reservatório;
 
   
   Observação: Esta propriedade é dependente da quantidade de reservatórios que estão definidos em uma mesma localização (Inferior, 
   Superior ou 
   Superior reuso). A proporção é definida tomando como referência 100% do volume definido para a respectiva 
   localização do reservatório junto às 
   propriedades da edificação, no primeiro artigo.
  
 -  Ainda na janela Propriedades, junto ao grupo Dimensionamento, observe o campo Fixar % do volume do reservatório:
 
  - Se manter este campo como Não, ao lançar outros reservatórios nesta mesma localização o programa automaticamente ajustará a proporção para que fique igual para todos os reservatórios;
 - Se utilizar reservatórios com proporções de volume distintas, sugere-se fixar a proporção alterando o campo Fixar % do volume do reservatório como Sim, para não ser alterada automaticamente.
 
  Observação: Quando lançados
   outros reservatórios para a 
  mesma localização, com a proporção 
  não fixada, o programa preencherá 
  automaticamente o percentual do volume restante.
 
 
 - Clique duas vezes na tecla <Esc> para finalizar o procedimento para este primeiro reservatório.
 
  Se lançar outros reservatórios em seu projeto, não esqueça de executar os mesmos procedimentos da série de artigos supracitada.
  
 
 
  Com este procedimento, será estabelecida a distribuição da reserva total de água no pavimento (localização) em função da quantidade de reservatórios para esta posição.