Como gerar o mapa de cabos no projeto de cabeamento?
Durante a fase de detalhamento de um projeto, é fundamental descrever com precisão diversos parâmetros da instalação. Isso não apenas facilita a compreensão do projeto, mas também contribui para sua execução eficiente.
Para apoiar esse processo, o AltoQi Builder oferece a funcionalidade de gerar o relatório Mapa de cabos, que apresenta uma listagem organizada dos cabos, categorizados por projeto, pavimento ou quadro específico.
Gerando o relatório Mapa de cabos por quadro
Para gerar o mapa de cabos de um determinado quadro, deve-se:
- Acessar a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador.
 - Na janela Gerenciador, clicar com o botão direito do mouse sobre o quadro desejado e selecionar Gerar relatórios - Mapa de cabos:
 
 O programa irá gerar o relatório do mapa de cabos.
 Observação: O formato de geração deste relatório (documento de texto ou HTML) deve ser selecionado no menu Arquivo - Configurações - Sistema - Relatórios - Formato. Para mais informações recomendamos a leitura do artigo  Como alterar o formato dos relatórios?.
Gerando o relatório Mapa de cabos por pavimento ou projeto
Para gerar o mapa de cabos de um pavimento ou do projeto completo deve-se:
- Acessar a janela Edificação (aba 
); - Na janela Edificação, clicar com o botão direito do mouse sobre o título do projeto, ou do pavimento desejado, e selecionar Relatórios - Mapa de cabos:
 

O programa irá gerar o relatório do mapa de cabos do projeto ou do pavimento selecionado.
Realizando os procedimentos descritos neste artigo é possível gerar o relatório dos mapas dos cabos.