Pular para o conteúdo
  • Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Criação de fórmula das formas de vigas de baldrame apoiadas no solo

Alguns softwares não possuem informações de quantitativos de maneira completa. Sendo muito importante a verificação das configurações do software utilizado na modelagem de modo que o IFC seja exportado fornecendo as informações de quantitativos e geometria dos elementos. No AltoQi Visus podemos recorrer ao recurso de criação de propriedades através de fórmulas, ou de maneira manual, para criar essas informações e assim, gerar quantitativos para esses elementos. Neste artigo utilizaremos um projeto modelado no AltoQi Eberick para apresentar um tutorial de criação de fórmulas para obter o quantitativo das fôrmas de vigas de baldrame apenas nas laterais, quando executadas apoiadas no solo sobre lastro de concreto magro, do projeto de estruturas. Para a criação dessa propriedade, precisaremos criar algumas fórmulas que ao final resultarão no quantitativo dessas vigas de baldrame apoiadas no solo. 


Criando a fórmula da forma de baldrame

Para criar a propriedade das formas de baldrame sem o fundo das mesmas, é preciso:

  • Acessar o comando Editar ou Criar novas Propriedades BIM (botão );
  • Criar uma nova propriedade clicando em Adicionar item (botão ) no painel, lista de propriedades personalizadas;
  • Definir o nome da propriedade como, Forma de baldrame;
  • Definir a unidade como: .
  • Clicar em OK para confirmar a criação.

Com a propriedade criada é necessário configurar os seguintes campos:

  • Tipo de parâmetro como, Fórmula;
  • Em entidades manter habilitado apenas o campo, Viga;
  • Criar dois parâmetros no painel, lista de parâmetros (botão): 
    1. a - (3D) Área projeção superior, em Tipo selecionar Número;
    2. b - Forma - Estrutura - (Pset_AltoQi_Eberick-Itens_associados), em Tipo selecionar Número;
  • Sendo assim, podemos nos basear nestes dados para criar uma fórmula condicionante a área de abertura desta parede. Acessando o recurso de criação de fórmulas, criar a seguinte equação: (b-a)

Essa fórmula representa a área da forma existente (considerando os lados e o fundo) menos a área de topo, resultando no valor final da área de forma da viga sem a parte do fundo (apenas as laterais)

Com a fórmula criada, note que ao selecionarmos uma viga de baldrame e acessarmos as suas Propriedades, teremos então as seguintes informações:



Inserindo o elemento criado na lista

Conforme os procedimentos anteriores, a propriedade para contabilizar o quantitativo da área da forma de baldrame sem o fundo da viga está criada e aparece nas propriedades dos elementos. Agora para inserir esse quantitativo na lista, é preciso:

  • Acessar Regras do modelo (botão );
  • Selecionar e entidade Viga;
  • No quadro de configurações das Medições do objeto, clicar em Adicionar um item (botão ), com as seguintes configurações:
    1. Inserir no Prefixo a descrição Forma de baldrame;
    2. Em Método principal selecionar a propriedade que foi criada anteriormente: Forma baldrame (.QiVisus - Personalizada);
    3. Em Filtro, no campo de Aplicar regra para os pavimentos, deixar marcado apenas a opção Baldrame (que é onde precisa ser contabilizado a nova propriedade que foi criada);



    4. Por fim, deixar o item demarcado, conforme figura abaixo:


Após finalizar essas configurações, basta clicar em  OK Ao retornar para á página inicial do software e   Atualizar lista   (botão   ), o quantitativo das formas de baldrame sem o fundo  já que será apoiada no solo sobre o lastro de concreto magro,  estará sendo considerado as propriedades criadas.


Observe, ainda, que estão sendo contabilizadas duas propriedades para a  Forma de Baldrame , a existente do programa (contabilizando os lados e o fundo) e a que foi criada (contabilizando apenas os lados). Dessa forma, para remover o quantitativo que não é necessário, basta  selecionar com o botão direito  do mouse e selecionar a opção  Apagar/desativar linha  (vale ressaltar que esse quantitativo poderá ser restaurado caso necessário durante o projeto).


Observação: Por fim, destacamos que esse artigo tem por objetivo apresentar e auxiliar a entender os caminhos para chegar no resultado descrito, contudo, deve-se verificar se as propriedades, fórmulas e o que foi realizado atende aos objetivos de cada projeto em particular.