Como alterar a peça de disjuntor definida pelo programa?
Um dos recursos disponibilizados do módulo Elétrico é o dimensionamento automático da fiação e da proteção dos circuitos, que leva em consideração os critérios como: capacidade de condução de corrente, queda de tensão e proteção contra sobrecarga.
Após a verificação dos valores dimensionados pelo programa, o projetista pode julgar necessário modificar a peça de disjuntor calculada, portanto ele poderá alterar manualmente os valores calculados pelo programa.
A seguir veremos um exemplo onde foi calculado um disjuntor de 25 A para um circuito de chuveiro mas deseja-se utilizar um disjuntor de 32 A.
Editando o circuito
Para editar o valor da peça dos disjuntores dimensionados pelo programa deve-se:
- 
Acessar a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
 - 
Na janela do Gerenciador, clicar com o botão direito no circuito desejado e selecionar Propriedades;
 

- 
No diálogo Propriedades, em Proteção selecionar a opção Fixar - Sim;
 - 
Selecionar a Peça desejada, no nosso exemplo 32 A;
 
Para realizar uma alteração manual é necessário primeiro alterar a opção Fixar para Sim e depois escolher a Peça desejada.
- 
Clicar em OK.
 
Após realizar este procedimento a peça do disjuntor será alterada para o valor definido pelo projetista.
O usuário pode editar manualmente a peça do disjuntor, do disjuntor de manutenção, do IDR e do DPS. Quando a opção Fixar estiver ativada, o programa não alterará o disjuntor definido pelo usuário quando for feito o dimensionamento do projeto. Se o valor for maior que o necessário, o status do circuito será OK mas, se for menor, será indicado o erro correspondente. Após a edição do circuito os valores apresentados no quadro de cargas, diagrama unifilar, diagrama multifilar e lista de materiais serão atualizados.