Reduzir a armadura de pilares aumentando suas dimensões
A fase de projeto constitui uma etapa fundamental para a concepção de um produto de engenharia. O processo tradicional de projeto tem se amparado na experiência, habilidade e intuição de engenheiros. O objetivo da otimização em engenharia é obter projetos mais eficientes e ao mesmo tempo seguros.
Reduzir a armadura de pilares aumentando suas dimensões
O vídeo abaixo apresenta os métodos 5 e 6 da série de otimização do dimensionamento da armadura de pilares listados acima.
Aumentar a seção do pilar pode trazer resultados significativos com relação ao dimensionamento da armadura, contando com os três principais fatores:
- O braço de alavanca nesta direção aumentaria, o que contribuiria para a diminuição da armação do pilar.
 - A esbeltez do pilar diminuiria, o que faria com que os momentos de segunda ordem atuantes no mesmo fossem menores, consequentemente o momento de dimensionamento Msdx também diminuiria;
 - O valor do coeficiente majorador gama-n obtido da Tabela 13.1 da NBR6118:2014 seria menor, consequentemente o momento de dimensionamento Msdx também diminuiria.
 
 
Aumentando a seção deste pilar de 14x40 para 16x40 a armação final do mesmo fica igual ao obtido na Opção 4 (ver Figura 14). Realizando as modificações sugeridas neste artigo, tem-se o seguinte quantitativo de materiais:

Desta maneira, comparando apenas o peso total das bitolas de 10,0mm e 12,5mm (CA50) antes e depois das alterações, encontramos uma redução de 55,7%, partindo de 203,8 kg para 90,3 kgf.