Dimensionamento dos tubos da rede de sprinklers
O dimensionamento dos tubos da rede de sprinklers é efetuado através de um método iterativo que realiza uma verificação das pressões e vazões de acordo com a posição dos sprinklers na área de operação e dos dados informados na janela de propriedades da edificação, apresentada na imagem abaixo.
   
Desta forma a área de uma tubulação pode ser calculada através da equação:
     
   Onde:
- Q = vazão, em L/min;
 - v = velocidade limite, em m/s;
 - A = área da circunferência do tubo;
 
É realizado também o cálculo da vazão nos chuveiros utilizando dados tais como o Fator "K", que está relacionado ao diâmetro nominal do chuveiro e a pressão exigida nos sprinklers. Para tal cálculo tem-se a seguinte fórmula:
   Sendo:
- Q: vazão, em L/min;
 - P: Pressão, em KPa.
 
Obtendo-se o dado de vazão da fórmula acima e o dado da vazão estimada localizada nas propriedades da edificação, o programa utiliza o maior valor entre eles para calcular o diâmetro da tubulação, necessário para suprir as exigências normativas. Isolando o diâmetro da tubulação na equação  
, tem-se que:
   
Caso o projeto contemple uma rede integrada de sprinklers e hidrantes cada hidrante inserido na rede irá somar ao sistema de sprinklers uma vazão correspondente a 190L/min. Para mais informações sobre este tipo de rede sugerimos a leitura do artigo Lançamento de hidrantes em uma rede de sprinklers.