- AltoQi Suporte
- Editor de Armaduras
- Pranchas e detalhamentos
-
Informações ao Cliente
-
Instalação e atualização dos programas
-
Interoperabilidade BIM
-
AltoQi Eberick
- Vigas
- Pilares
- Lajes
- Fundações
- Deslocamentos e durabilidade
- Configurações
- Cargas
- Reservatórios
- Escadas
- Estruturas Pré-Moldadas
- Pranchas e detalhamentos
- Protensão
- Análise da estrutura
- Elementos genéricos e metálicos
- Processamento
- Desenhos e Arquitetura
- Paredes de contenção
- Criação, abertura e salvamento de projetos
- Planta de fôrma e locação
- Pavimentos e níveis intermediários
- Interface
- Outros
- Estabilidade global
- Muros de Arrimo
-
Plataforma AltoQi Builder
- Simbologias
- Pranchas
- Desenho da arquitetura
- Condutos
- Criação, abertura e salvamento de projetos
- Recursos de CAD
- Níveis de desenho
- Colunas
- Exportação/Importação IFC
- Peças
- Impressão/Exportação
- Cadastro
- Projetos multidisciplinares
- Controle de revisões
- Configurações
- Visão 3D
- Cortes, detalhes e esquemas
- Relatórios
- Pavimentos
- Outros
- Referências externas
- Geral
-
AltoQi Visus
-
Alvenaria
-
Elétrico
-
AltoQi Visus Cost Management
- Novos recursos do AltoQi Visus Cost Management
- Versões AltoQi Visus Cost Management
- Licença do AltoQi Visus Cost Management
- Modelos IFC
- Manipulação do modelo 3D
- Configurações
- Filtro de extração de dados
- Lista de quantitativos
- Elementos não modelados
- Orçamento
- Banco de dados
- Relatórios
- Módulo Visus Infraestrutura
- Modo de trabalho 2D
- Conteúdo para orçamento de obras
-
Editor de Armaduras
-
Hidrossanitário
-
AltoQi Visus Collab
-
Gás
-
Incêndio
-
AltoQi Visus Workflow
-
SPDA
-
Cabeamento
-
AltoQi Visus Planning
-
Climatização
-
AltoQi Visus Bid
-
AltoQi Visus Tracking
-
AltoQi Visus Control Tower
Como alterar a bitola e a quantidade de barras no Editor de Armaduras?
Após finalizar o projeto no Eberick, por vezes, é necessário editar as pranchas geradas, alterando as bitolas e a quantidade de barras do detalhamento. Neste artigo, será mostrado como alterar a bitola e a quantidade de barras no Editor de Armaduras do AltoQi Builder.
Para editar o detalhamento no Editor de Armaduras, após ter enviados os detalhamentos gerados no AltoQi Eberick, selecione o detalhamento que deseja editar e execute um duplo-clique sobre este elemento.
Observação: Na série de artigos Como salvar as pranchas do AltoQi Eberick no Editor de Armaduras apresentamos o fluxo de geração e envio das pranchas ao Editor de Armaduras.
Com o duplo clique sobre o detalhamento da prancha, será aberto o detalhamento para a edição:
Na coluna direita da tela, irá abrir a janela de Propriedades, que concentra várias informações do elemento selecionado e permite editar estas informações. Para ativar a janela de propriedades dos elementos, caso esta não esteja visível, deve-se acessar a guia Elementos - grupo Acessar e pressionar o botão Propriedades.
Em seguida, selecione a armadura do elemento que deseja alterar as propriedades no detalhamento e siga os passos abaixo:
Na janela de propriedades dos elementos, serão exibidas todas as configurações editáveis da armadura selecionada:
Para alterar a bitola, selecione o campo "Armadura - Bitola" e escolha o diâmetro da barra que deseja utilizar nesta armadura:
O desenho do detalhamento será automaticamente modificado, alterando a descrição das barras com a bitola escolhida.
O Editor de Armaduras não verifica se a alteração atende ao dimensionamento ou não, podendo-se aumentar ou diminuir livremente o diâmetro e a quantidade da armadura. Estas alterações, portanto, devem ser feitas de forma criteriosa pelo projetista.
A Armadura continuará selecionada para que o usuário possa alterar outras propriedades das barras.
Ainda na janela de propriedades dos elementos, selecione o campo "Armadura - Quantidade";
Altere o item Quantidade para o valor desejado;
Pressione <Enter> para aceitar o valor.
A descrição das barras inferiores do desenho será automaticamente modificada, alterando a quantidade e atualizando a sua descrição.
Após finalizar as alterações, é necessário concluir a edição do detalhamento, clicando no comando "X" da aba aberta ou pressionando o botão Concluir edição , disponível na guia Elementos - grupo Detalhamento. Com isso, a janela de edição do detalhamento será encerrada e as alterações serão gravadas na prancha de detalhamento.
Atualizando a Relação de Aço
Ao alterar o diâmetro das barras, o comprimento total da Armadura pode ser alterado. Isto acontece somente em barras que possuam dois ou mais segmentos, onde o cálculo do comprimento é feito considerando os raios de curvatura, conforme explicado em Comprimento da armadura menor do que a soma dos trechos
Observação: As ferramentas de edição disponíveis no Editor de Armaduras são destinadas apenas a auxiliar na modificação e ajuste do detalhamento. Assim, o dimensionamento do elemento não será verificado para as novas condições de armaduras. Todas as alterações devem ser feitas a critério e conhecimento do calculista.
Algumas barras podem ser renumeradas ao atualizar relação do aço (RA) ou ao concluir a edição deste elemento.