Configurações

Como configurar o percentual de acréscimo do peso de aço no Editor de Armaduras

Sob a ótica dos serviços de corte e dobra do aço utilizado em elementos estruturais, é esperado que as barras não sejam utilizadas por completo, gerando um descarte de uma fração do material. No levantamento dos quantitativos de materiais é prudente que seja prevista uma taxa de acréscimo na quantidade dos insumos. 

O Editor de Armaduras do AltoQi Builder permite a configuração do acréscimo no peso do aço adotado pelo projetista, conforme o procedimento indicado abaixo:

  • Acesse o menu Arquivo - Configurações;
  • Na aba Desenho, selecione a opção Editor de armaduras no menu da esquerda;
  • No item Resumo do aço, configure o campo Acréscimo no peso(%). O valor atribuído a esse campo determina o acréscimo percentual no peso do aço apresentado no resumo final.

 

O valor atribuído a essa configuração será exibido também no resumo do aço inserido nas pranchas do projeto quando seu valor for diferente de zero.

 

Observação: Essa configuração será aplicada tanto no resumo do aço exibido em cada uma das pranchas, quanto no resumo de material, que pode ser gerado para todo o projeto, conforme indica o artigo Como gerar o resumo de materiais para o projeto inteiro no Editor de Armaduras?