Colaboração BIM

Como vincular um modelo 3D à edificação e atualizá-lo automaticamente

Os programas AltoQi permitem vincular modelos 3D aos projetos desenvolvidos em nossas plataformas a partir de arquivos do tipo IFC (Industry Foundation Classes - formato internacional, alinhado ao conceito BIM) ou .Q3D (formato interno da AltoQi, para transferir modelos entre o Eberick e o AltoQi Builder). 

Ao vincular estes arquivos ao projeto, eles são importados para visualização conjunta com a edificação que está sendo projetada e ficam vinculados como uma referência externa do projeto. Assim, o programa já identifica automaticamente se houve alguma alteração no arquivo vinculado e, caso necessário, alerta o projetista para que o arquivo seja atualizado.

Neste artigo, apresentamos como vincular arquivos aos projetos do Eberick e AltoQi Builder e acompanhar seu status para atualização.


Vincular um arquivo IFC/Q3D

Para vincular um arquivo IFC ou Q3D à edificação, acesse o menu Arquivo - Interoperabilidade BIM - Vincular modelo 3D. O caminho é o mesmo, tanto para o Eberick como para o AltoQi Builder.

Habilite o formato de arquivo desejado e escolha um arquivo em seu computador:



O modelo vinculado será exibido no item "Modelos 3D" da janela de edificação:



Conferindo o status do arquivo vinculado

Como visto anteriormente, ao vincular um modelo 3D à edificação, o arquivo será exibido no item "Modelos 3D" da janela de edificação, juntamente com um símbolo indicativo do seu statusde forma a alertar quanto à existência de uma versão mais atual do arquivo.

O programa sempre irá considerar a pasta em que o arquivo estava salvo no momento em que foi vinculado ao projeto. Portanto, caso o arquivo seja removido desta pasta, ou seja salva alguma alteração por cima do arquivo, ele irá identificar isto e informar por meio dos seguintes ícones de status:

  • Modelo externo vinculado: indica que o vínculo está correto e atualizado;
  • Modelo externo não encontrado: é exibido quando o arquivo original não é encontrado (nos casos onde ele é renomeado, removido ou excluído da pasta original);
  •  Modelo externo atualizado: é exibido quando o arquivo original é mais recente que o arquivo vinculado ao projeto. Nesta situação, ao clicar com o botão direito sobre o arquivo, o comando Atualizar fica disponível no menu de contexto. Ao atualizar, o arquivo vinculado é substituído no modelo pelo arquivo mais recente.

  1. Modelo externo desatualizado: é exibido quando o arquivo original é mais antigo que o arquivo vinculado ao projeto (embora não seja uma situação usual, serve para chamar a atenção do usuário sobre uma possível incompatibilidade entre as versões do arquivo vinculado).
Observação: Caso tenha sido criado um plano de corte a partir do arquivo vinculado, ao atualizar o arquivo, o plano de corte também é atualizado. A planificação anterior é excluída, sendo feita nova planificação (esta será realizada pelo programa com as mesmas configurações da planificação anterior).

O status do vínculo 3D também pode ser verificado quando a edificação é criada a partir de um modelo externo. Neste caso, o comportamento do comando é o mesmo, a diferença é que não é necessário acessar o menu Arquivo - Interoperabilidade BIM - Vincular modelo 3D, pois o modelo já é vinculado automaticamente pelo programa ao criar a edificação com o modelo externo.


Vincular Modelo 3D com AltoQi Cloud (Eberick e Builder)

Cabe destacar que é possível vincular um modelo 3D (*.q3d) ou (*.ifc) de uma Obra do AltoQi Cloud à pasta Modelos 3D da edificação do Eberick/AltoQi Builder. Sendo assim, para mais informações sobre como efetuar a vinculação, sugerimo o artigo Integração dos programas AltoQi com AltoQi Cloud.