Quando for necessária a reinstalação do programa AltoQi Builder , é fundamental seguir alguns procedimentos recomendados para evitar conflitos entre arquivos de versões e revisões anteriores.
1 - Salvamento do cadastro de peças personalizado
Como etapa inicial da reinstalação, é essencial realizar um backup das peças cadastradas, seguindo o procedimento descrito no artigo Como salvar meu cadastro personalizado na plataforma AltoQi Builder? Além disso, é necessário fazer um backup dos símbolos cadastrados, seguindo o procedimento do artigo. Como salvar meus símbolos, margens e modelos de projeto personalizados, isso garantirá que as peças e símbolos do usuário não sejam perdidos, permitindo a inclusão posterior no programa sem a necessidade de reeditar todo o processo. Se você configurou teclas de atalho personalizadas, também é possível fazer um backup delas para posterior inclusão no programa, seguindo os procedimentos descritos na seção "Realizando backup das teclas de atalho e abreviaturas" do artigo. Configurando teclas de atalho.
2 - Desinstalação da versão instalada
A desinstalação do programa pode ser realizada conforme as instruções apresentadas na animação. Alternativamente, você pode seguir os procedimentos detalhados passo a passo descritos abaixo, se preferir.
Observação: Embora estejamos usando o programa AltoQi Eberick como exemplo, o mesmo procedimento é aplicável ao AltoQi Builder.
- Abra o "Este Computador" ou o "Windows Explorer".
- Localize a pasta onde o programa foi instalado. Se você não alterou o local padrão de instalação, ela estará em "C:\Arquivos de programas\AltoQi".
- Abra a pasta chamada "Setup".
- Na pasta "Setup", faça um duplo-clique no arquivo "unins000.exe" para executá-lo.
Observação: Este processo desinstalará simultaneamente o AltoQi Builder e o AltoQi Eberick, caso ambos os programas estejam instalados em seu computador. Para concluir a reinstalação do AltoQi Builder, siga os passos fornecidos no artigo recomendado: Reinstalação do AltoQi Eberick Proteção por Software (RMS).
- Quando a tela de Controle de Usuários aparecer com a mensagem "Deseja que esse aplicativo de um fornecedor desconhecido realize alterações no dispositivo?", clique em "Sim".
- Em seguida, você verá uma tela questionando: "Deseja desinstalar completamente o AltoQi do seu computador?" - Basta clicar em "Sim".
- Aguarde a mensagem de confirmação da desinstalação.
3 - Verificação de pastas remanescentes
Após desinstalar o programa, é recomendável excluir as pastas remanescentes das versões anteriores, conforme demonstrado na animação e descrito abaixo:
Em algumas situações, o Windows pode manter pastas ou arquivos da instalação anterior. Para verificar se a exclusão foi concluída com êxito, acesse as seguintes pastas e exclua qualquer pasta relacionada ao AltoQi Builder.
- C:\Arquivos de programas\AltoQi
- C:\Users<Nome do usuário>\AppData\Roaming\AltoQi
- C:\ProgramData\AltoQi
Observação: Para acessar as pastas ProgramData e AppData, utilize o atalho Tecla do Windows + R
- Insira os comandos %programdata% e %appdata%, incluindo os sinais de porcentagem.
-
Na pasta AltoQi, você pode remover todos os arquivos associados ao AltoQi Eberick e AltoQi Builder. O mesmo processo pode ser aplicado à pasta %appdata%.
- É necessário excluir alguns arquivos de configuração do AltoQi Builder que permanecem na pasta Usuários. Para acessar a pasta, utilize o atalho Tecla do Windows + R e insira o comando C:\Users\Public\AltoQi\QiBuilder
- Certifique-se de excluir apenas as pastas que indicam a revisão específica do AltoQi Builder instalado no seu computador, conforme mostrado na imagem.
Observação: É crucial que você mantenha o arquivo lservrc no seu computador. Ele contém informações cruciais sobre a sua chave de ativação. Se você excluí-lo, não será possível inicializar o programa novamente.
4 - Instalar a versão mais recente do programa
Para realizar a instalação do programa AltoQi Builder, siga os passos descritos no artigo Instalação AltoQi Builder Proteção por Software (RMS).
Como entro em contato com o Suporte Técnico?
Em caso de mais dúvidas, não hesite em entrar em contato com a nossa equipe de Suporte Técnico de Instalação de Software. Esse contato pode ser feito via WhatsApp, ligação telefônica ou através de nosso e-mail (suporte@altoqi.com.br). Todas as formas de contato podem ser consultadas em Tenho uma dúvida, como entro em contato com o Suporte Técnico?.
Estamos prontos para receber a sua solicitação e ajudá-lo(a) da melhor maneira possível.