Fundações

Como incluir as estacas no modelo de análise estrutural

Ao lançar o bloco de fundação com geometria fixa (veja as opções em Como lançar fundações no Eberick?), é possível considerar, para a análise da edificação, a presença das estacas no modelo estrutural.

Esta consideração permite analisar a estrutura no modelo computacional de forma mais condizente com o comportamento real da edificação, uma vez que o apoio dificilmente funciona como um engaste perfeito na base do pilar de arranque, existindo uma certa elasticidade associada às propriedades do solo.

Consideração das estacas para análise

Para considerar a fundação com estacas no modelo, o primeiro passo é realizar o lançamento da de um bloco de fundação com geometria fixa. O lançamento deste tipo de elemento está explicado no artigo Como lançar blocos de fundação com geometria fixa. Após realizar o lançamento desta fundação, para considerar as estacas no modelo, deve-se acessar novamente a sua janela de lançamento e marcar a opção "Considerar estacas no modelo".

 

Configurações do modelo das estacas

Após marcar a opção no lançamento, deve-se clicar no botão "...", ao lado do campo, onde será configurado o modelo das estacas:

Deve-se preencher esta janela da seguinte forma:

  • Rigidez da mola no fuste: É o mesmo parâmetro configurado na janela de configurações de análise das estacas (explicada com detalhes no artigo Configurações de análise das fundações no modelo estrutural). Este campo permite adotar uma configuração diferente da padrão para as estacas do bloco que está sendo lançado;
  • Vínculo na ponta: Configura qual é o vínculo a ser adotado na ponta da estaca. Caso seja utilizado um vínculo elástico, pode-se clicar no botão "..." para configurar os coeficientes de mola utilizados.
  • Camadas de solo: Permite configurar os coeficientes de recalque vertical e horizontal para cada camada de solo. Esta configuração também determina o comprimento total da estaca, que está indicado no campo "Comprimento total". Mais detalhes sobre como configurar as camadas de solo podem ser encontrados no artigo Como configurar as camadas de solo das fundações.

Após preencher as informações do modelo das estacas, pode-se clicar em "OK" nesta janela e na janela de lançamento da fundação, confirmando o lançamento do bloco com a consideração das estacas na análise.

 

Copiando os dados para outras fundações

Como as propriedades dos solos e comprimento das estacas podem se repetir para vários blocos, pode-se copiar estas propriedades para outras fundações, para que não seja necessário preencher novamente o lançamento. Para realizar isso, basta acessar o comando "Copiar dados" (), na guia "Lançamento", grupo "Outros".

  • Após acionar o comando, será solicitado o "Elemento referência". Deve-se selecionar o bloco configurado na etapa anterior.
  • Será aberta uma janela com os dados da fundação, para que seja selecionado quais são os dados a ser copiados. Nesta janela, deve-se deixar marcadas a consideração das estacas, as camadas de solo, e o apoio na ponta das estacas:
  • Após marcar as opções desejadas, pode-se selecionar os blocos para os quais se quer copiar as informações no croqui, ou então apertar "Enter" para selecionar os pavimentos e copiar para todos os elementos dos pavimentos selecionados.

Com isso, na próxima vez que a estrutura for processada, as estacas serão consideradas no modelo estrutural. Pode-se verificar isso através do pórtico unifilar da estrutura (), que irá mostrar as estacas na base da estrutura, bem como os esforços calculados nas barras.