Pavimentos

Como copiar apenas um detalhamento entre pavimentos?

É frequente nos depararmos com lançamentos equivalentes ou muito semelhantes entre diferentes pavimentos de uma edificação. A plataforma AltoQi Builder dispõe de recursos específicos para facilitar a elaboração de projetos de tal natureza para que o tempo de lançamento seja otimizado e se mantenha homogêneo entre os pavimentos.

Observação: Nas situações em que se deseja copiar todo o lançamento de um pavimento para outros pavimentos, sugere-se o acompanhamento do artigo técnico Como copiar o lançamento de um pavimento para outros pavimentos sem lançamentos?

Cópia de um detalhamento entre pavimentos

Quando desejado copiar apenas um detalhamento específico da edificação sem a necessidade de copiar todo o croqui já lançado, executa-se procedimento distinto do material supracitado. Neste cenário, a cópia é realizada com os comandos "Copiar com ponto base", detalhado na sequência.

Definição da altura padrão

Para que a elevação dos elementos do detalhamento seja mantida do pavimento de origem para o pavimento de destino é preciso manter a mesma altura padrão entre ambos os pavimentos.

  • Abra o croqui de projeto do pavimento de origem da cópia, e verifique qual o valor da Altura (situado na guia Lançamento - grupo Rede - campo Altura) de referência ao pavimento. Para o presente exemplo, observou-se altura de -10 cm no pavimento de origem;

  • Em seguida, abra o croqui de projeto do pavimento de destino da cópia, ou seja, para o qual o detalhamento será copiado, junto ao programa AltoQi Builder;
  • Defina o valor da Altura (situado na guia Lançamento - grupo Rede - campo Altura) já observada para o pavimento de origem da cópia. Para o presente exemplo, alterou-se a altura de 300 cm para -10 cm, igual à do pavimento de origem.

Cópia do detalhamento para outro pavimento

  • Agora, abra o croqui de projeto do pavimento de origem novamente;
  • Selecione o detalhamento desejado, como ilustrado na figura abaixo:

  • Clique no comando "Copiar com ponto base, localizado na guia Desenhos, grupos Editar;

Se a mensagem mostrada na imagem abaixo, informando que "Alguns elementos não podem ser copiados porque estão subordinados a outros elementos que não foram selecionados", for exibida, pode-se clicar em "Ok".


  • Abra o croqui de projeto do pavimento de destino;
  • Clique no comando "Colar (clipboard), e perceba que o detalhamento selecionado ficará como referência para posicionar no pavimento de destino;

  • Defina a posição do detalhamento clicando sobre um ponto de referência.
Observação: Lembramos que ao utilizar o comando "Copiar com ponto base" e "Colar" em projeto de Fiação ( Elétrico, Cabeamento e Telefônico) os circuitos e comandos não são copiados, portanto é necessário criar e definir novos circuitos e comandos.

Detalhamento não posicionado adequadamente

Caso o detalhamento não tenha sido posicionado de modo adequado, é possível movê-lo com emprego do comando Mover (situado na guia Desenho - grupo Manipular).

Observação: Quando movido o detalhamento utilizando como referência a tubulação já presente no pavimento de destino, é comum a apresentação de mensagem similar a: " O ponto informado encontra-se em uma ordenada diferente da atual. Deseja mudar a ordenada atual para XX?", clique em Não para manter a ordenada definida inicialmente.

O resultado do exemplo deste material é observado abaixo.


Observação: Quando o detalhamento copiado contemplar elementos de coluna, automaticamente o programa renumerará as colunas copiadas de acordo com a sequência numérica já presente no pavimento de destino. Portanto, quando não desejada a inclusão de tais elementos, sugere-se a eliminação manual dos mesmos.

Com este procedimento, será possível copiar o detalhamento desejado, de um croqui de projeto, para outro pavimento em que este lançamento seja equivalente.