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Alteração do esquadro de traçado em modo ortogonal
O comportamento padrão da plataforma AltoQi Builder, ao ativar a ferramenta Ortogonal (botão ou tecla de atalho F8), é de restrição de movimentos e operações de desenho com o cursor do mouse apenas para direções múltiplas de 45º nos sentidos horizontal e vertical.
No entanto, quando desejado limitar a conduta da ortogonalidade à direções distintas da horizontal, em relação a uma linha de referência utilizada pelo usuário, faz-se necessário definir outro ângulo para o traçado em modo ortogonal, ou seja, Definir outro esquadro.
O presente material ilustra o procedimento a ser realizado para definição do esquadro e, dada a frequência de sua utilização junto a lançamentos da rede sanitária, exemplo de sua aplicação nesta disciplina de projeto.
Comando "Definir esquadro"
Para acessar o comando Definir esquadro, proceda com os passos indicados abaixo.
- Acesse a guia Desenhos - grupo Ferramentas e selecione o comando Definir esquadro;
- Em seguida, a barra de comandos solicitará "Referência ou ângulo X". Logo, selecione o elemento de referência, seja uma linha ou tubo, como ilustrado abaixo, ou digite o valor numérico do ângulo, para alteração do esquadro;
- Perceba que o ângulo do cursor do mouse será alterado. Efetue os lançamentos desejados.
Como retornar ao ângulo padrão do modo ortogonal?
Para retornar ao ângulo padrão do modo ortogonal neste mesmo croqui, utilize o comando Definir esquadro novamente e digite o ângulo de referência igual a 0 (zero).
A partir dos procedimento supracitado é possível compreender e aplicar o recurso de mudança do ângulo utilizado como referência ao modo ortogonal.