A funcionalidade de um sistema de interfone é similar a um sistema de telefonia convencional, composto de um ramal telefônico e "n" extensões telefônicas.
Uma central de interfone, ou porteiro eletrônico, é um equipamento equivalente a um ponto de telefonia do tipo "ramal" que será instalado na parte externa da edificação, e o aparelho de interfone é um equipamento equivalente a um ponto de telefonia do tipo "extensão", que será instalado dentro da residência.
Com base nesta analogia, primeiramente deve-se cadastrar novas peças para compor um sistema de interfone que poderá ser aplicado tanto em residência de uso individual, como em edifícios de uso coletivo ou comercial.
Antes de realizar o lançamento será necessário realizar o cadastro das peças para utilização no interfone, portanto recomendamos seguir com os procedimentos descritos no artigo Exemplo: Cadastrando um interfone. |
O procedimento para o lançamento dos pontos central de interfone e aparelho de interfone são equivalentes ao lançamento dos pontos ramal telefônico e extensão.
A central de interfone deve ser lançada como um ponto de ramal e o aparelho de interfone deve ser lançado com um ponto de extensão.
Lançando a peça central de interfone
- Acesse a guia Lançamento, grupo Rede, defina a Posição como Média;
- Ainda na guia Lançamento, acesse o grupo Pontos, comando Ponto - Ponto de Telefone - Ramal;
- Clique em um ponto da planta para lançar a central de interfone;
- Na janela Peça, selecione a peça desejada (Central interfone - Central interfone (1 ramal)):
- Defina o ponto diretor para a finalização do lançamento desta peça.
Lançando a peça aparelho de interfone
- Acesse a guia Lançamento, grupo Rede, defina a Posição como Média;
- Ainda na guia Lançamento, acesse o grupo Pontos, comando Ponto - Ponto de Telefone - Extensão;
- Clique em um ponto da planta para lançar o aparelho de interfone;
- Na janela Peça, selecione a peça desejada (Aparelho interfone - Aparelho interfone - padrão):
- Defina o ponto diretor para a finalização do lançamento desta peça;
- Com a "Mira", clique sobre a peça Central Interfone;
- Pressione Enter;
- Repita o procedimento para lançar a quantidade de ramais desejadas.
Para finalizar o lançamento, deve-se:
- Associar a central de interfone (ramal) a um quadro de distribuição para telefonia;
- Lançar os condutos ligando os pontos através da guia Lançamento, grupo Conduto;
- Processar o projeto.
Para associar o ramal ao equipamento, recomendamos a leitura do artigo Indicação - Circuito sem quadro associado que demonstra os procedimentos necessários para realizar essa associação. |
Para processar o projeto, recomendamos a leitura do artigo Como processar o dimensionamento no QiElétrico e QiCabeamento? |
Para que o sistema de interfone fique completamente previsto, é necessário disponibilizar também um ponto de força ao lado da central de interfone para que a mesma tenha a alimentação necessária para o seu funcionamento. Diferentemente da telefonia convencional que já possui alimentação própria, o sistema de interfone precisa de uma alimentação auxiliar, neste caso recomendamos prever uma tomada 2P+T associada a um circuito monofásico no projeto elétrico. |
Observação
A aplicação total deste artigo somente será possível se o usuário possuir o QiCabeamento, onde além do lançamento dos pontos e o dimensionamento dos condutos, será possível também colocar toda a fiação.
Se o usuário possuir somente o QiElétrico, poderá utilizar da mesma forma este artigo, porém, prevendo somente os pontos e os condutos, não efetuando a passagem da fiação, definindo assim os pontos de espera para interfone. Para isso, recomendamos a leitura do artigo Lançando pontos de espera.
Com os procedimentos realizados neste artigo, torna-se possível o lançamento de um sistema de interfone.
Colaborador: Engº Raphael Lopes Vieira.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.