Informações dos modelos 3D

Quantitativos sem objetos no modelo 3D

Em determinadas ocasiões, o orçamentista poderá se deparar com alguns itens da lista extraída de um modelo 3D, que não contem objetos no modelo. Neste artigo, vamos contextualizar este comportamento, ajudar a identificar estes casos e justificar a sua existência, e também como agir nestes casos. 

Esta situação ocorre em elementos de modelagem composta, como as paredes, lajes e escadas, por exemplo, para entender melhor, a seguir vamos conceituar esta opção de modelagem de uma parede.

Conceitos de modelagem

Dentro da modelagem, as paredes, por exemplo, podem conter todas as camadas que formam o elemento, ou seja, além do seu núcleo comumente construído por blocos, é necessário modelar também as camadas de revestimento, tais como: chapisco, reboco, emboço, massas de nivelamento, pinturas, revestimentos em placas entre outros.

Estas informações podem ser representadas na modelagem de maneiras diferentes por cada profissional. 

Elementos compostas. As paredes compostas, por exemplo, são aquelas onde os materiais que compõe a parede são inseridos dentro de um único elemento no contexto de informações, ou seja, a parede é representada por um elemento único que contém informações de suas camadas.



Elementos multiplascamadas. Diferentemente das paredes compostas, nas paredes múltiplas camadas como o próprio nome sugere cada material que a compõe é representado individualmente e a parede é representada pela união de vários elementos, onde cada um destes será um material da parede. Este resultado é obtido a partir do destrinchamento de um elemento composto. 
Para melhor compreender estes dois conceitos de modelagem, sugerimos a leitura do artigo: Tipos de modelagens no Revit para leitura de layers

1-Jun-25-2024-01-10-09-0703-PM
Para os casos onde elementos compostos foram destrinchados em peças, ou seja, transformando em um objeto de multiplascamadas, pode ocorrer de do Visus Cost Management gerar um quantitativo na lista, sem um objetos no modelo. 

Como identificar?

Você poderá realizar um rastreamento deste item no modelo efetuando um duplo clique sobre a linha. Ao realizar este procedimento, o software irá selecionar e destacar no modelo, os objetos que originaram aquele quantitativo. 
Neste caso, ao efetuar este rastreamento, todo o modelo ficará em uma visão raio-x. Contudo, não teremos nenhum elemento selecionado, indicando que aquele item não pertence ao modelo. 

O que fazer?

Por fim, torna-se necessário desativar o elemento sem quantitativo de acordo com o artigo:  Como excluir e restaurar itens da lista de quantitativos?