Modelos IFC

Tipos de modelagens no Revit para leitura de layers

O conceito de trabalho do AltoQi Visus, baseia-se na utilização das informações contidas nas propriedades dos objetos modelados, é com base em filtros destas propriedades que o software lança os quantitativos na lista, bem como realiza diversas outras ações como, por exemplo, a descrição dos itens. Portanto, quanto mais informações tivermos a disposição maior serão as possibilidades de personalização desta quantificação.  Sendo assim, ao realizar a modelagem no software Revit, existem dois tipos de modelagem: elementos compostos e elementos multiplacamadas. Esse artigo tem como objetivo demonstrar como o software AltoQi Visus extrai os quantitativos em cada uma delas.

Observação: Sugerimos ainda, a leitura do artigo Qualidade das informações do modelo IFC.

Modelagem como elementos compostos

Quando os elementos estão modelados como elementos compostos, conforme imagem a seguir:


O elemento será agrupado e em suas propriedades é possível visualizar cada propriedade que compõe o elemento, conforme imagem abaixo:

Para que as camadas sejam quantificadas com os seus múltiplos materiais é necessário:

  • Clicar no comando Regras do modelo (botão );
  • E deixar habilitada a opção Elementos com múltiplos materiais, gerar um quantitativo de área para cada material.

Assim, quando uma parede possui múltiplas camadas, mas é um elemento composto, o AltoQi Visus quantifica cada uma delas de acordo com a lista apresentada na figura abaixo. 



Em alguns casos, se os  Filtros de extração de dados  ( Descrição do objeto na lista  e  Medição do objeto ), ainda não foram configurados, é necessários criá-los para que o software quantifique esses elementos.

Observação: Para melhor entendimento sobre as Regras de modelos, sugerimos a leitura da Seção de artigos - Filtro de extração de dados.

Modelagem como elementos multiplacamadas

Quando necessário que o modelo leia cada camada do elemento como um layer isolado, e o elemento não foi modelado com as camadas individuais, é preciso então, retornar para o projeto no Revit, e realizar o processo de "explosão" desse elemento para torná-lo um elemento multiplacamadas. Para isso, basta:

  • Selecionar todos os elementos desejados;
  • Clicar no recurso Criar peças, conforme o gif demonstrativo abaixo:

Após essa configuração, então:

  • É preciso realizar novamente a exportação do modelo IFC de acordo com o artigo Como exportar o modelo IFC do Revit para o AltoQi Visus?
  • E com a exportação concluída, é necessário importar novamente o modelo IFC gerado no software AltoQi Visus e visualizar que o mesmo irá ler cada camada separadamente como um layer. 

Exemplos práticos para demonstrar essas modelagens

Para melhor visualizar essas duas situações acima descritas, no Tutorial de abertura do AltoQi Visus são apresentados dois exemplos, um com quantitativos de elementos compostos e outro com quantitativos de elementos multiplacamadas, conforme demonstrado na imagem abaixo. Assim é possível abrir cada um e entender qual faz mais sentido para cada fluxo de trabalho.