Processamento

Erro na análise da estrutura

Durante o processamento da estrutura, o Eberick realiza uma série de verificações para garantir que o lançamento está adequado e que a estrutura se encontra consistente. Caso alguma destas verificações não for realizada com êxito, o programa impede a análise da estrutura.

Erro na análise da estrutura

O processamento da estrutura se dá em etapas distintas. Cada uma dessas etapas corresponde a um processo diferente, sendo que o programa realiza verificações adequadas a cada um desses processos para garantir que a estrutura possa prosseguir com sua análise. Quando a análise do programa é interrompida, será interrompida em um momento específico. Isto ajuda a determinar qual o tipo de inconsistência presente na estrutura, de modo a facilitar a análise que será realizada nesta série de artigos.


De modo geral, a análise pode ser interrompida em três momentos. Cada um destes será abordado nos artigos subsequentes desta série. Caso você já tenha identificado qual o momento onde a inconsistência ocorre, pode utilizar os links abaixo para acessar os artigos de maneira mais direta:

  • Erro na montagem do modelo estrutural: normalmente está associado a algum lançamento que foi feito de maneira inadequada. Também pode estar relacionado com alguma configuração adotada, quando esta não é compatível com o modelo estrutural que está sendo analisado.
  • Erro no cálculo dos painéis de lajes: este erro ocorre quando há alguma laje inconsistente no projeto, ou seja, quando alguma delas (ou seus elementos de apoio) não apresentam rigidez suficiente para se manterem estáveis.
  • Erro no processamento do pórtico espacial: este erro ocorre quando há alguma inconsistência no pórtico. Isto pode estar relacionado à falta de rigidez de algum elemento específico ou da estrutura como um todo.

Consulte o artigo Erro na montagem do modelo estrutural que explica como identificar inconsistências referentes ao modelo estrutural adotado.