Lajes

Erro A11 - Largura do apoio insuficiente em lajes

O item 9.2.4.2 estabelece comprimentos mínimos de armadura que são destinados a ancorá-las nas peças estruturais. Isto é importante pois garante que a barra não apresentará deslocamento relativo em relação ao concreto, de modo que poderá resistir aos esforços nela aplicados. Em muitos casos, devido à concepção adotada e a limitações do projeto arquitetônico, não é possível garantir esta largura de ancoragem. Neste caso, o programa irá emitir a mensagem Erro A11 - Largura do apoio insuficiente.

Largura do apoio insuficiente em lajes

O primeiro ponto que deve ser verificado quando uma determinada laje apresentar o Erro A11 - Largura do apoio insuficiente é, de fato, a largura dos seus apoios. Como pode ser verificado na figura abaixo, as armaduras de lajes são ancoradas nos seus elementos de apoio, que podem ser caracterizados por vigas, ou paredes de contenção, por exemplo.

Na imagem acima, é possível perceber que o programa fará a ancoragem na seção transversal da viga, de modo que o comprimento disponível para realizar esta ancoragem está diretamente ligado à base da viga de apoio. Assim, vigas com uma dimensão de base reduzida apresentarão um comprimento de ancoragem disponível reduzido, de modo que em alguns casos, pode não ser possível posicionar a ancoragem nesta região.

É importante destacar que a ancoragem não pode ser posicionada em pontos de cobrimento. Se o apoio da laje constituir uma viga de 10cm de largura, por exemplo, deve-se descontar ainda o cobrimento, de modo que a largura disponível para o apoio configura valores da ordem de 6cm, o que pode não ser suficiente para ancoragem da bitola. Cabe destacar ainda que o comprimento de ancoragem também depende da bitola utilizada, de modo que, quanto maior a bitola necessária, maior será o comprimento necessário.

Pelo menu "Estrutura - Projeto - Detalhamento - Lajes - Geral" é configurada a "Ancoragem da armadura", entre as opções Reta e Gancho. No caso de adotar ganchos, o programa verifica se a espessura da laje é suficiente para o detalhamento dos ganchos com ângulo de 180º. Se a espessura da laje for maior que a necessária para o detalhamento com gancho, é dada preferência pra o gancho de 90º em relação ao de 180º. Para algumas geometrias, pode-se eliminar o erro A11 alterando o tipo de ancoragem habilitada para as lajes.

Além disso, conforme apresentado no artigo Efeitos práticos da consideração da tração no dimensionamento das lajes, em certos casos podem ocorrer esforços de tração junto aos apoios nas barras da grelha que compõe a laje. Nesta situação, deve ser feita a verificação completa de ancoragem de acordo com a NBR 6118:2014, que é mais restritiva que a limitação de largura de apoio nos casos sem esforço de tração junto ao apoio. Contudo, como estes esforços de tração podem ser muito localizados, o projetista tem a opção de desconsiderá-los no dimensionamento das lajes. O programa conta com a opção no menu "Estrutura - Projeto - Dimensionamento - Lajes - Ancoragem", item "Tração mínima a ser considerada na ancoragem". Em alguns casos, aumentando este limite na configuração, consegue-se dimensionar a laje sem ocorrer os erros de dimensionamento D31/D32 da armadura positiva, devido ao erro de armadura A11. Após alterar a configuração, basta recalcular as lajes na janela de dimensionamento (não é necessário reprocessar a estrutura, se não forem feitas outras alterações na concepção).

Em casos menos recorrentes, o Erro A11 pode ser devido não a esforços de tração nos apoios, mas a momentos fletores positivos nos apoios, o que incorre na mesma verificação completa de ancoragem da norma para o caso de tração. Isto é algo incomum, visto que nos apoios de lajes simplesmente apoiadas os momentos fletores devem ser nulos junto aos apoios, ou com valores negativos no caso de engastamento em viga ou continuidades entre lajes. Porém, isto pode acontecer quando os apoios da laje não são rígidos o suficiente, deslocando-se junto com ela. O projetista pode avaliar a necessidade de enrijecer os apoios da laje, neste caso, ou aumentar o limite de "Momento positivo mínimo a ser considerado na ancoragem" indicado na imagem acima.

No próximo artigo da série, verificaremos como a deslocabilidade dos apoios da laje pode influenciar no cálculo do comprimento de ancoragem.