Lâmpadas e comandos

Utilizando o comando Distribuir lâmpadas

A fim de aprimorar o lançamento de lâmpadas, o módulo Elétrico dispõe de um recurso que as distribui automaticamente em um ambiente de acordo com a iluminância desejada.

A distribuição das lâmpadas é calculada com base no método dos lumens, onde a quantidade de lâmpadas inserida dependerá dos parâmetros configurados e da peça utilizada.

ObservaçãoPara verificar quais parâmetros são utilizados para determinar a quantidade de luminárias inseridas recomendamos a leitura do artigo Parâmetros utilizados no Método dos lumens

A seguir, mostraremos um exemplo de lançamento de lâmpadas através do comando Distribuir lâmpadas.

Lançando as lâmpadas pelo comando Distribuir lâmpadas

Para efetuar o lançamento das lâmpadas através do comando Distribuir lâmpadas, recomendamos realizar o seguinte procedimento:

  • Acesse a guia Lançamento e no grupo Rede altere a Posição para Teto;

  • Ainda na guia Lançamento, acesse o grupo Lançamento elétrico, comando Distribuir lâmpadas;

  • A linha de comando exibirá a mensagem Distribuir lâmpadas - Primeiro ponto. Clique sobre o primeiro ponto que define a área onde as lâmpadas serão inseridas;
  • A linha de comando exibirá a mensagem Distribuir lâmpadas - Segundo ponto. Clique sobre o segundo ponto que define a área onde as lâmpadas serão inseridas;
Observação: O programa permite somente a seleção de áreas retangulares.
  • A linha de comando exibirá a mensagem Distribuir lâmpadas - Ponto diretor e abrirá a janela Distribuir lâmpadas. Selecione as configurações desejadas;



ObservaçãoPara melhor compreender as propriedades existentes nesta janela recomendamos a leitura da Ajuda do programa: Janela Distribuir Lâmpadas.
  • Clique em um ponto do ambiente para informar o ponto diretor;
  • O lançamento estará finalizado. 


Dica: Ao utilizarmos o comando Distribuir lâmpadas o programa criará automaticamente um Relatório luminotécnico que estará disponível na janela Arquivos (guia Elementos - grupo Acessar - comando Gerenciador de arquivos) e possuirá o nome do Ambiente informado na janela Distribuir lâmpadas. Portanto lembre-se de sempre alterar o nome do ambiente na janela Distribuir lâmpadas.



Realizando os procedimentos descrito no artigo o usuário realizará a distribuição automática das lâmpadas, onde a quantidade de pontos será definida conforme o Método dos Lumens.

Colaborador: Eng.ª Bruna Mariá Morosini Bogoni