Fundações

Blocos dimensionados com muitas estacas

O dimensionamento de blocos de fundação é muito importante na análise da estrutura, uma vez que define como será a interação da estrutura com o solo no qual está apoiada. Esta série de artigos busca esclarecer de maneira mais pontual como as configurações de estacas influenciam no dimensionamento desses elementos:

  • Blocos dimensionados com muitas estacas (este artigo)
  • Como cadastrar uma nova estaca no Eberick?
  • Estimativa da capacidade de carga das estacas com base no SPT

Blocos dimensionados com muitas estacas

Os blocos sobre estacas, assim como os demais tipos de fundação, são dimensionados de acordo com os esforços do  pórtico da estrutura. Desta forma, estes elementos são submetidos não só aos esforços axiais aplicados pelos pilares, mas também às cargas horizontais e aos momentos fletores oriundos da supra-estrutura. Assim, fundações onde os esforços verticais são atendidos com poucas estacas podem apresentar um número maior de estacas para atender a estes outros esforços.

Analisando os esforços das fundações

Para analisar os esforços presentes nas fundações, devemos acessar a planilha de dimensionamento dos blocos (botão ). Na guia Cargas, há três tipos de esforços diferentes: cargas axiais, momentos fletores e forças horizontais. Perceba que, apesar da maioria dos blocos apresentar valores razoavelmente pequenos de carga axial, a maioria deles não é dimensionada.

Esta situação ocorre pois as fundações são solicitadas e dimensionadas aos três esforços listados anteriormente.  Conforme pode ser visto na figura acima, os esforços horizontais (FB e FH) deste exemplo estão com valores bem superiores à capacidade de suporte da estaca configurada, sendo possivelmente um destes esforços o limitante no dimensionamento dos blocos do projeto. Um exemplo é o bloco B26, que, apesar da solicitação axial pequena, é dimensionado com sete estacas.

Para verificar exatamente o motivo deste número de estacas, podemos nos valer dos relatórios do programa. Desta maneira, acesse o botão Relatórios - Cálculo detalhado (botão ) e analise a tabela Determinação do número de estacas. Nessa tabela, são apresentadas as verificações de cada uma das distribuições de estacas (coluna modelo), através das quais é possível identificar, em comparação com os valores limite (última linha da tabela), qual dos esforços predomina na determinação do número de elementos na fundação.

Conforme pode ser analisado no quadro acima, para os esforços axiais, o bloco B26 poderia ser dimensionado com apenas uma estaca. Já em relação aos momentos fletores, este bloco necessitaria de pelo menos duas estacas. No entanto, devido à magnitude dos esforços horizontais e a baixa resistência definida para o conjunto estaca/solo, foram necessárias sete estacas para distribuir o atender ao limite informado.

Neste exemplo, a situação crítica do dimensionamento do bloco B26 ocorreu em relação aos esforços horizontais. Porém, a análise é análoga nos casos onde os momentos fletores forem preponderantes para o bloco. Nesta situação, pode-se alterar a concepção estrutural para diminuir os esforços, ou então cadastrar uma estaca mais resistente. A título de teste, alteramos a resistência à forças horizontais para 1tf, sendo que o bloco foi dimensionado da seguinte maneira:

O cadastro de novas estacas, bem como a edição de estacas já existentes será abordada no próximo artigo da série, Como cadastrar uma nova estaca no Eberick?.