Erros de dimensionamento

Status - Não foi encontrado esquema compatível com o comando

Este código de erro indica que não foi encontrado esquema compatível com um ou mais comandos do circuito onde a mensagem está sendo exibida.


Este erro ocorre geralmente por dois motivos:

  1. Existirem erros de traçado (triângulos vermelhos) nos pontos lançados;
  2. Existem comandos que não estão sendo utilizados no projeto. 

Vamos analisar essas duas situações e verificar possíveis correções.

1. Comando não satisfaz os esquemas de ligação cadastrados 

O módulo Elétrico possui um cadastro de esquemas de ligações que organiza as informações necessárias à passagem da fiação para os diferentes tipos de pontos e suas combinações. 

Ao processar o projeto, o programa analisa a combinação de pontos lançados e os esquemas dos circuitos definidos e busca no cadastro um esquema de ligações que satisfaça essas condições.

Para o caso dos comandos, se nenhuma combinação for atendida ele emitirá a mensagem Não foi encontrado esquema compatível com o comando. O usuário deve então, verificar os pontos que foram lançados e a combinação que deve existir entre eles.


Observação: Para realizar as verificações nos pontos, identificar a combinação errada e aplicar a combinação correta, recomendamos a leitura do artigo Indicação - Não foi encontrado esquema compatível com o comando/circuito

2. Comandos sem uso

Na etapa de lançamento dos interruptores deve-se selecionar quais lâmpadas serão comandadas por eles, para isso define-se uma letra que indicará o nome do comando.

Caso o usuário, após ter definido o comando, exclua a lâmpada e o interruptor lançados o comando continuará existindo no Gerenciador mas nenhum ponto lançado no croqui estará associado a ele. Esta situação pode ocasionar o erro Não foi encontrado esquema compatível com o comando no circuito. 

Portanto se em seu projeto não existirem erros de traçado, nem triângulos vermelhos/amarelos nos pontos, é provável que existam comandos não utilizados no circuito, deve-se, então, eliminar estes comandos.

ObservaçãoPara eliminar todos os comando não utilizados, recomendamos a leitura do artigo Excluindo circuitos e comandos sem uso

Desta forma, verificamos as duas situações mais recorrentes que ocasionam o erro de esquema incompatível com o comando. Cabe ao usuário verificar qual delas está ocorrendo em seu projeto e então, realizar a correção necessária.