Neste artigo, vamos explorar as mais recentes novidades da nossa última release, destacando recursos que refletem o nosso compromisso contínuo em aprimorar e transformar a experiência dos nossos usuários. Cada funcionalidade foi cuidadosamente desenvolvida com o propósito de facilitar e otimizar o seu trabalho, mantendo a inovação no centro de tudo o que fazemos. Mais do que melhorias técnicas, estas novidades reforçam nosso objetivo de conectar você a soluções que fazem a diferença no seu dia a dia, permitindo que continue a superar desafios com eficiência e confiança.
A atualização 2025-Q2 do AltoQi Visus Collab chegou cheia de novidades e é só o começo do que vem por aí! Essa release marca o início de uma série de recursos que estão sendo preparados para 2025 nas soluções AltoQi!
Nosso time de Produto preparou uma apresentação especial com todas as novidades no nosso canal do YouTube!
Lançamento AltoQi 2025 - Descubra o futuro dos seus projetos 👷🚀
O AltoQi Visus Collab é uma solução Web, e por este motivo não há a necessidade de fazer a instalação do mesmo. As novidades da atualização já ficarão disponíveis para os seus usuários de forma imediata a liberação da versão. Você poderá acessar a sua conta acessando no link a seguir: https://www.qicloud.com.br/login/
Novidades
Abertura dinâmica de modelos 3D
O novo carregamento permite visualizar e manipular os modelos a medida que vão sendo carregados, sem a necessidade de aguardar o carregamento de todos para então conseguir visualizar.
O status de carregamento é exibido na árvore de projetos e ainda contará com indicação quando houver erro de carregamento de leitura no IFC ou em alguma entidade do modelo.
Status Liberado para obra
Criamos no Collab um novo status default chamado 'Liberado para Obra'. Com ele uma nova permissão do módulo Arquivos foi criada e só quem tiver esta permissão vai conseguir acessar os arquivos com esse status.
Se arquivos ainda não estiverem prontos e forem liberados, a equipe de obra pode acabar tomando decisões com base em documentos que ainda não são oficiais, assim este status vem para separar melhor os arquivos finais dos arquivos ainda não oficiais.
Notificações - Filtro por empreendimentos
Este novo recurso vai permitir que os usuários possam filtrar as notificações que recebem por empreendimentos e facilitar a busca dos eventos que deseja consultar.
Gestão de arquivos Obsoletos - sincronizador
O sincronizador desktop passa a contar com uma funcionalidade que organiza automaticamente os arquivos de revisões desatualizadas em uma pasta específica chamada "Obsoletos", separada por empreendimento. Antes, esses arquivos permaneciam misturados com os documentos atuais, o que dificultava a localização e tornava a gestão menos eficiente. Com essa melhoria, será mais fácil identificar e gerenciar os arquivos que já não são mais necessários. Esta gestão pode ser aplicada pelo usuário, através das configurações gerais do sincronizador.
Ao instalar o sincronizador, além das pastas de Meus arquivos e Obras, o aplicativo criará também a pasta Arquivos Obsoletos.
Neste campo o usuário define se os arquivos de revisões desatualizadas serão mantidos nas pastas originais, ou movidos para a pasta específica de Arquivos obsoletos.
Melhoria de performance
Com a aplicação de melhoria de desempenho. A janela de filtros dos apontamentos passou a contar com melhorias de performance que reduzem em até 75% o tempo de carregamento. A organização interna das tags também foi aprimorada, proporcionando uma navegação mais rápida e eficiente.
Para concluir, se você ainda não utiliza nossas soluções, mas assim como nossos clientes deseja transformar sua experiência e otimizar seus processos com essa incrível ferramenta, convidamos você a entrar em contato com nosso time de consultores. Visite a página Fale Conosco em nosso site e descubra como podemos ajudá-lo a alcançar novos patamares de eficiência e inovação. Estamos prontos para atender suas necessidades e apoiar o crescimento do seu negócio!