AltoQi Visus Tracking

Como utilizar solução AltoQi Visus Tracking

Interface AltoQi Visus Tracking

Antes de iniciarmos a demonstração das  funcionalidades e ações que podemos realizar dentro desta solução, vamos nos familiarizar com a sua interface. Ao acessar a ferramenta, você será direcionado a página inicial, que apresentamos a seguir. Resumidamente a ferramenta de cotações possui uma interface organizada em 5 ambientes. São eles: 
1 - Guias de navegação entre os ambientes de Medir e Medições. No ambiente medir é onde serão realizadas as anotações de medição, enquanto no ambiente de medição serão listadas as medições realizadas no empreendimento.
2 - Menu principal de onde podemos alternar de solução AltoQi Visus. Expandindo o menu, serão apresentados os ícones de atalhos para as soluções do usuário. 
3 - Ambiente de visualização do modelo 3D do empreendimento, bem como as suas ferramentas de manipulação. 
4 - Caixa de seleção de empreendimentos. Através deste campo o usuário poderá alternar entre os empreendimentos que gerencia nesta solução. 
5 - Ambiente que apresenta a lista de serviços do empreendimento. 
1-Mar-21-2024-01-30-04-8275-PM
Observação: As informações do empreendimento (Modelo e lista de serviços) são obtidas a partir da publicação de um projeto de orçamento desenvolvido no AltoQi Visus Cost management. Para saber como realizar a publicação do projeto, recomendamos a leitura do artigo: Como publicar um projeto de orçamento a um empreendimento da plataforma AltoQi Visus. 
 
Caso o empreendimento ainda não contenha nenhum projeto publicado, estas informações não estarão acessíveis. Verifique o exemplo da imagem a seguir;
2-Mar-21-2024-01-30-19-3194-PM

 Como realizar uma medição das atividades em execução

O procedimento de medição é muito ágil de ser realizado. A partir da publicação do projeto de orçamento, a lista de serviços daquele empreendimento será exibida na solução, conforme mostramos anteriormente.
Para iniciar a medição, o usuário deverá então marcar os itens que serão medidos (informar a quantidade executada) na medição em questão. Neste passo, o gestor poderá marcar um item isoladamente, ou marcar um nó da EAP, de modo que todos os itens daquele nó sejam marcados automaticamente. Também é possível marcar a lista inteira. 
3-Mar-21-2024-01-30-38-8590-PM
 
Observação: Sempre que um item da lista estiver vinculado a um objeto no modelo, conforme vamos marcando os itens da lista, os objetos correspondentes serão destacados no modelo. 
 
Ao marcar os itens que serão medidos, será ativado o botão de Criar medição. Para iniciar a medição siga os passos  indicados:
  1. Clique em Criar medição;
  2. Preencha os dados solicitados para criar a medição;
  3. Confirme clicando em Criar medição.
4-Mar-21-2024-01-30-57-0477-PM
 
Observação: Com isso será aberta a página para registrar a medição. Note no exemplo a seguir que apenas os itens marcados no início do procedimento serão disponibilizados para medir. Para prosseguir siga os passos indicados. 
  1. Selecione o método de medição que poderá ser em Quantidade, ou Porcentagem;
  2. Informe os dados medidos em cada item;
  3. Clique em Finalizar medição para registrar. 
5-4
Ao término do processo você será direcionado automaticamente para a guia de Medições. Esta pagina é organizada em duas abas. A aba Lista de medições e a aba de Tabela de medições. 
Na aba Lista de medições serão exibidas todas as medições já realizadas para o empreendimento. Neste ambiente você pode verificar os detalhes de cada uma delas. 
6-2
Ao verificar os detalhes, será possível ainda editar a medição
7-1
A aba de Tabela de medição oferece uma visão abrangente das informações relacionadas aos itens/grupos a serem mensurados, incluindo quantidades e custos, permitindo que os usuários realizem análises e acompanhem as suas respectivas medições. Além disso, é possível gerar um relatório contendo todas as informações contidas na tabela, facilitando ainda mais a visualização e o compartilhamento dos dados relevantes.
8-1

Manipulação do modelo 3D

O Visualizador de modelos da solução, possui algumas ferramentas para auxiliar o gestor a manipular o modelo.  A seguir estaremos descrevendo cada um deles:
1 - Centralizar modelo: centraliza o modelo na tela de visualização 3D.
9-1
2 - Corte: aplica um plano de corte ao modelo 3D.
10-1
3 - Ocultar elementos: com esta ferramenta ativa, podemos ocultar elementos do modelo clicando sobre eles.
11-1
4 - Selecionar elementos: permite realizar a seleção de um ou mais elementos do modelo.
12-1
 
5 - Vista em planta: com este comando é possível gerar uma vista em planta dos modelos e controlar o nível do plano de planta.
13-1
6 - Reiniciar: este comando reinicia a visualização do modelo.
14-1