AltoQi Visus Control Tower

Como utilizar a solução AltoQi Visus Control Tower

A solução Control Tower reúne as principais informações e  indicadores de gestão de um empreendimento e portanto, será um ambiente, onde o gestor da obra poderá acompanhar a evolução global do empreendimento, desde sua fase de projeto quanto de execução. Esta solução traz as informações organizadas em diferentes guias de acordo com o tema. Observe na imagem a seguir a interface inicial da ferramenta.  
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Na barra superior temos 5 Guias: Projetos, Custos, Orçamento, Insumos, Planejamento. Cada guia, vai fornecer informações específicas do empreendimento que está sendo analisado. 
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As mesmas guias poderão ainda ser acessadas através do menu sanduiche, localizado à esquerda da página. 
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Logo abaixo fica a caixa de seleção de empreendimentos que você poderá utilizar para alternar entre os empreendimentos que deseja analisar os dados. 
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À direita ficam os atalhos para navegação entre as soluções da plataforma AltoQi Visus.
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Guia Projetos

Nesta página teremos as informações relacionadas a gestão de arquivos de inseridos em cada disciplina no empreendimento da solução AltoQi Visus Collab.
Observe na imagem abaixo, que o painel de Modelos Ativos e Documentos publicados, traz em uma linha do tempo, a quantidade de arquivos que foram publicados em cada disciplina do empreendimento, organizados por mês e ano. 
Clicando no número que representa a quantidade de arquivos publicados, será apresentada abaixo a lista mostrando quais arquivos e suas informações de postagem. 
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Guia Custos

Nesta guia, teremos as informações do custo da obra e como ele estará distribuído ao longo do tempo, já que com as informações de orçamento e planejamento da obra, podemos extrair dados importantes para acompanhar a evolução e organizar o desembolso dos recursos necessários. 
Na imagem abaixo, destacamos os principais ambientes desta página, onde:
1 - Na região superior podemos verificar uma barra mostrando o percentual planejado para o empreendimento e o percentual executado que fornece uma visão gráfica clara sobre o estado de execução da obra. 
2 - À esquerda, temos um painel que resume informações de: Datas de início e fim planejado, Custo total, Custo planejado e executado, Área do terreno, Valor médio de custo por área e área da edificação. Aqui também encontramos uma caixa de seleção que permite filtrar os dados por período de mês , semana.
3 - O painel de Dashboard com base nestas informações que é dividido em duas abas, a aba com a Curva S e a aba Desembolso Previsto.
  1. A Curva S do empreendimento é um gráfico de linhas que torna visível a comparação entre o andamento da execução em relação ao que foi planejado ao longo do tempo.
  2. Desembolso Previsto, permite que o gestor visualize o valor do recurso financeiro que está previsto para ser desembolsado para um determinado período mensal ou semanal, a definir pelo usuário. 

Curva S

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Desembolso Previsto

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Guia Orçamento

Esta guia direciona para a página que apresenta o orçamento da obra, onde o gestor terá acesso aos serviços orçados para o empreendimento. 
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Guia Insumos

Na guia de insumos podemos fazer uma análise pontual sobre os insumos do empreendimento. Esta página é organizada nas abas: Insumos, Curva ABC, Insumos mais caros.
Na aba de Insumos teremos a lista orçamentária com todos os itens do projeto de orçamento. 
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Na aba Curva ABC o gestor poderá visualizar este insumos de forma organizada em um Dashboard.
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A aba Insumos mais caros, permite que o usuário verifique a organização do insumo no tempo. Para isso bata selecionar o insumo que precisa analisar.
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Guia Planejamento

Nesta guia teremos a possibilidade de visualizar o Diagrama de Gantt do empreendimento. Também será possível visualizar a animação da execução da obra no modelo com base no planejamento realizado, clicando no botão Play, ou então movimentando a régua de linha do tempo para a posição desejada.  
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Embasado nas informações integradas a esta solução, o gestor poderá além de monitorar a evolução do empreendimento, realizar tomadas de decisão de forma antecipada, de modo a garantir um andamento adequado das atividades, mitigando quebras de fluxo de trabalho, atrasos, despesas imprevistas entre outros. 

Manipulação do modelo 3D

O Visualizador de modelos da solução, possui algumas ferramentas para auxiliar o gestor a manipular o modelo.  A seguir estaremos descrevendo cada um deles:
1 - Centralizar modelo: centraliza o modelo na tela de visualização 3D.
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2 - Corte: aplica um plano de corte ao modelo 3D.
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3 - Ocultar elementos: com esta ferramenta ativa, podemos ocultar elementos do modelo clicando sobre eles.
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4 - Selecionar elementos: permite realizar a seleção de um ou mais elementos do modelo.
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5 - Vista em planta: com este comando é possível gerar uma vista em planta dos modelos e controlar o nível do plano de planta.
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6 - Reiniciar: este comando reinicia a visualização do modelo.
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