Alguns softwares não possuem informações de quantitativos de maneira completa. Sendo muito importante a verificação das configurações do software utilizado na modelagem estrutural de modo que o IFC seja exportado fornecendo as informações de quantitativos e geometria dos elementos. De toda forma, no AltoQi Visus podemos recorrer ao recurso de criação de propriedades através de fórmulas, ou de maneira manual, para criar essas informações e assim, gerar quantitativos para esses elementos. Para demonstrar de modo mais explicito, abaixo apresentamos um exemplo.
Propriedades do projeto
É possível notar na figura abaixo que as vigas não possuem as propriedades de Comprimento, Base e Altura definidas no modo edição, que permitem o cálculo automático.
Dessa forma para solucionarmos o caso, sugerimos a criação de fórmulas e propriedades de maneira manual, já que o arquivo IFC não possui informações geométricas dos elementos. Sendo assim, nesse exemplo, primeiramente foram inseridos valores padronizados nos elementos, bem próximos da realidade podendo então posteriormente, ser alterado manualmente nas propriedades o valor de cada elemento de modo individual. Ou caso, não for um problema, deixar o quantitativo de forma mais padronizada sem precisar alterar esses valores individualmente.
Formas das vigas
Após a observação de que o IFC não possuía informações dos quantitativos necessários para esse cálculo, precisamos criar fórmulas para achar a área, sendo assim, realizamos os seguintes passos:
- Ao acessar o comando Editar ou adicionar novas propriedades BIM (botão );
- Criamos o grupo Propriedades adicionais;
- Inserimos as propriedades manuais das vigas de forma genérica, observando os quantitativos presentes nas propriedades de Geometria calculada pelo AltoQi Visus (a primeiro momento fizemos uma média de todas as vigas de um projeto, e utilizamos então as dimensões de 0,45x0,15):
- Altura das vigas;
- Largura das vigas;
- Comprimento das vigas;
- Observe as configurações realizadas abaixo nas propriedades:
Ressaltamos, que a partir dessas propriedades criadas, as mesmas podem ser alteradas nessa mesma lista, individualmente de acordo com cada elemento, podendo ser inserido suas dimensões corretas, que o cálculo da forma irá atualizar automaticamente, após clicar em Salvar edições.
Formas dos pilares
Para o cálculo das formas dos pilares, não é muito diferente, porém nos pilares a propriedade Lenght (Comprimento) já era existente nesse projeto exemplo - lembramos que caso um projeto não possua essa propriedade de comprimento, será necessário criá-la, conforme processo descrito acima para as vigas. Então foi feito da seguinte forma:
- Ao acessar o comando Editar ou adicionar novas propriedades BIM (botão );
- Criamos o grupo Propriedades adicionais;
- Inserimos as propriedades manuais dos pilares de forma genérica, observando os quantitativos presentes nas propriedades de Geometria calculada pelo Visus (a primeiro momento fizemos uma média de todos os pilares de um projeto, e utilizamos então as dimensões de 0,30x0,14):
- Altura dos pilares;
- Largura dos pilares;
- Observe as configurações inseridas abaixo nas propriedades: