Recursos de CAD

Como utilizar o comando Copiar Propriedades?

É comum nos depararmos com lançamentos que precisam ser destacados ou diferenciados no projeto. A plataforma AltoQi Builder dispõe de recursos específicos para facilitar a elaboração de projetos de tal natureza para que o tempo de lançamento seja otimizado.

Como copiar propriedades de um elemento para outro no mesmo croqui?

Quando desejado copiar as propriedades de um elemento para o outro dentro de um mesmo croqui, sem a necessidade de alterar manualmente cada uma das configurações, executa-se o comando Copiar Propriedades.

A seguir mostraremos como utilizar o comando, tomando como exemplo a cópia das propriedades de um tubo de PVC de uma rede de esgoto.

  • Acesse a aba DESENHOS, e no grupo Editar selecione o comando Copiar Propriedades

​​

  • Em seguida, selecione o elemento referência, aquele que deve ter as propriedades copiadas, clicando sobre ele;​

  • Assim que selecionado, aparecerá um diálogo com as configurações disponíveis para serem copiadas. Marque as propriedades que desejas copiar, conforme exemplo a seguir; ​

  • Após selecionadas as propriedades a serem copiadas, clique no "x" para fechar a janela;

  • Agora, selecione todos os elementos dos quais se deseja aplicar as propriedades copiadas anteriormente. Vale ressaltar que nesta etapa, a seleção pode ser feita para diversos elementos ao mesmo tempo;

  • Os elementos selecionados ficarão em Amarelo, indicando que eles foram selecionados e aguardando confirmação;

  • Após selecionados todos os elementos que receberão as novas propriedades, tecle Enter para confirmar. 

Observação: Também é possível selecionar de forma simultânea e otimizada elementos com determinadas características. O artigo Filtro de seleção na plataforma AltoQi Builder, mostra como o filtro de seleção atua sobre uma seleção ativa no desenho, onde remove ou mantém nesta seleção os elementos cujas propriedades forem definidas a partir de um filtro.

​​​Com este procedimento, será possível copiar as propriedades de um elemento para outros rapidamente, quando os mesmos precisarem ser equivalentes.