Peças

Como adicionar pontos de espera de água (adicionais) no projeto hidráulico

É comum o desejo de projetistas pela previsão de ampliações futuras da rede hidráulica na edificação, que ocasionam em acréscimo de vazão e impactam no dimensionamento do projeto. Por isso, neste artigo serão ilustrados os passos para consideração de ligações futuras na disciplina Água Fria do croqui de projeto Hidráulico no AltoQi Builder.
A NBR 5626/20 recomenda que o dimensionamento seja realizado considerando o Peso Relativo e a Vazão de projeto em litros por segundo de cada peça de utilização. Logo, para incrementar certo peso e vazão, é preciso cadastrar uma peça de utilização hidráulica, que representará a ligação futura e informará ao programa que, com essa ligação, a demanda por água será aumentada.

Cadastro da peça de utilização hidráulica

Para cadastrar a peça de utilização responsável por representar a ligação futura, siga com o procedimento abaixo.

  • Acesse o menu Arquivo - Cadastro;
  • Na janela Cadastro, acesse a aba Peças;
  • Localize a classe de peças PVC Rígido Soldável e selecione-a;
  • Clique na seta ao lado do botão Adicionar (+) e escolha a opção Novo grupo de peças para conexão, como mostra a imagem abaixo. 
  1. Neste momento, um novo grupo chamado Grupo será criado dentro da classe PVC Rígido Soldável.
  • Clique sobre o novo Grupo, e preencha as informações das seções Grupo de peças e Projeto de aplicação no quadro à direita como mostra na imagem abaixo. Para este exemplo, nomeou-se o grupo como Ligações Futuras;
  • Selecione o grupo recém criado, neste caso, Ligações Futuras, e clique no botão Adicionarsz5p5rS1pF.png. Perceba que uma nova peça será criada;
  • Selecione a peça recém criada e preencha as seções PeçaRepresentação e Dados de cálculo. Com destaque para o campo Aplicação, que determinará que a nova peça seja um ponto de utilização, tendo assim um peso e uma vazão a ser considerada. Para este exemplo, as informações foram preenchidas no quadro à direita como mostra na imagem abaixo;
Nas peças de utilização, os dados de cálculo são os campos mais importantes a serem preenchidos. Abaixo estão apresentadas as definições de cada um deles:
  • Vazão de projeto (l/s): Vazão associada a esta peça utilizada para fins de dimensionamento da tubulação.
  • Peso relativo: Peso relativo desta peça, para fins de dimensionamento da tubulação pelo método dos pesos.

  • Diâmetro mínimo do ramal: Diâmetro mínimo da tubulação que abastecerá esta peça.

  • Pressão dinâmica mínima (m.c.a.): Pressão dinâmica mínima necessária no ponto de utilização.
Observação: A Peça de Utilização cadastrado na imagem acima representará uma demanda de 0.70 l/s, porém a determinação desse valor ficará a critério do projetista, já que corresponde à representação de uma ligação futura à rede.  Já o campo Diâmetro mínimo do ramal, dependerá do diâmetro da tubulação em que este aparelho será lançado posteriormente.
  • Por fim, para que seja contabilizada a peça, neste caso um Luva Soldável de 25mm, na lista de materiais, o campo Itens Associados pode ser preenchido como mostra a figura abaixo;
  • Clique em OK para fechar a janela Itens associados;

Lançamento da ligação futura no projeto

O procedimento a seguir refere-se ao lançamento da peça de utilização, cadastrado anteriormente, no projeto Hidráulico.

  • Acesse a aba Lançamento e, no grupo Pontos, execute o comando Peça de Utilização;
  • Clique sobre a posição onde será inserida a ligação. Neste exemplo, será lançada em um dos ramais que deriva da coluna de água fria. A coluna dividirá a distribuição entre um ramal de cozinha e o ramal que será utilizado para a ligação futura;
  • Na janela Peça à direita do desenho, desative todos os filtros como destacado na imagem seguinte;
  • Defina a classe de peças como PVC rígido soldável e selecione a peça recém criada, que neste exemplo está nomeada como Ligações futuras - 0.7 l/s, como ilustrado na imagem abaixo;

O resultado final do lançamento da peça que representa o ponto de utilização de água fria futuro (adicional) é mostrado na imagem a seguir.

 

Verificação do acréscimo de peso e vazão na rede hidráulica

  • Acesse o comando Processar localizado na aba Operações, grupo Dimensionamento;
  • Ainda na mesma aba, no grupo Dimensionamento, utilize o comando Dimensionar Condutos;
  • Selecione, no desenho, o conduto que está no mesmo ramal e imediatamente antes ou depois da ligação futura recém lançada no projeto, conforme imagem a seguir;

  • Na janela Dimensionamento que será exibida à direita da área de desenho, verifique, na seção Mensagens, se os campos estão contabilizando a vazão incluída na peça cadastrada. Perceba que, para este exemplo, é considerado 0,70 l/s da ligação futura.
Observação: Para maiores detalhes sobre os critérios utilizados para dimensionamento dos condutos, recomendamos a leitura do artigo Critérios de dimensionamento dos tubos de água quente e fria.
Também é possível conferir os dados de dimensionamento das tubulações adjacentes para verificar os dados de dimensionamento de cada ponto de distribuição. Selecionando o ramal que alimentará a cozinha será observada a vazão de dimensionamento da cozinha. Selecionando a coluna de alimentação, será observado os dados de dimensionamento somados da cozinha e da ligação futura. Para isso, utilize do mesmo comando  Dimensionar Condutos  apresentada acima, e selecione o tubo que deseja analisar.
  • Conferência dos dados de dimensionamento do ramal que alimentará a cozinha.
  • Conferência dos dados de dimensionamento da coluna que alimentará a ligação futura e também o ramal da cozinha, com as respectivas vazões somadas.

Observação: Para futuras ligações na disciplina Esgoto do croqui de projeto Sanitário do AltoQi Builder, recomendamos o artigo Como representar contribuições de esgoto futuras (adicionais) no projeto sanitário?.

Com os procedimentos apresentados neste artigo, compreende-se como cadastrar e lançar uma peça que represente uma ligação futura (adicional) na rede de  Água Fria , além de verificar se a contribuição cadastrada está sendo considerada corretamente no dimensionamento dos condutos.