Conteúdo para orçamento de obras

Orçamento de obras - Paramétrico e Analítico

Gerar o orçamento de uma obra vai muito além de levantamento de quantitativos e cotação de preços. Enganasse quem pensa que um bom orçamento está atrelados apenas a estas duas variáveis. Portanto, é de grande importância que conheçamos os fatores que envolvem esta disciplina, de modo que possamos considerar as diversas variáveis que envolvem este procedimento, evitando ao máximo surpresas indesejadas. Para isso, preparamos uma série de artigos abordando alguns conceitos importantes que devemos conhecer e considerar no processo de orçamentação de uma obra.

  • Orçamento de obras - Paramétrico e Analítico (este artigo)
  • Orçamento de obras - Custos diretos e indiretos
  • Orçamento de obras - BDI (Benefícios e Despesas Indiretas)
  • Orçamento de obras - Critérios de medição e pagamento
  • Orçamento de obras - Análise da curva ABC
  • Orçamento de obras - Levantamento quantitativo 

Orçamento e orçamentação

Um conceito importante que precisamos sempre ter em mente é a definição de orçamento e orçamentação.

Podemos definir orçamentação, como sendo os processos e serviços que geram o orçamento, que por sua vez, nada mais é que o resultado destes processos. Assim, basicamente para que tenhamos um orçamento de qualidade é preciso realizar um processo de orçamentação adequado, de modo a garantir que todas as variáveis sejam consideradas, resultando em um orçamento preciso e minimizar os erros. 

Para iniciar precisamos entender as diferenças de cada tipo de orçamento, bem como em qual fase de projeto aplica-los e suas finalidades.

Orçamento paramétrico

O orçamento paramétrico trata-se de uma estimativa de custo, que pode ter como indicadores, um histórico de obras semelhantes. Embora não oferece grande precisão, a sua utilização é muito útil para um estudo de viabilidade previa de um empreendimento ainda em sua fase de estudo econômico. Com base nesta estimativa de custo, podemos ter tomadas de decisões a respeito das características da obra em função da sua viabilidade econômica.  

Normalmente o orçamento paramétrico é obtido em detrimento da área construída (m²), e um valor estimado para a execução de cada metro quadrado para uma obra de tais características.  O valor por m² pode ser estipulado pelo histórico de construções com características semelhantes na mesma região onde a obra será edificada, o que permite uma maior aproximação do custo estimado com o custo real.

Para obter estes valores você pode ainda consultar tabelas com referenciais de custo por metro quadrado de área construída como o CUB (Custo Unitário Básico).

O CUB (Custo Unitário Básico) é o principal indicador do setor da construção, é calculado e divulgado mensalmente pelos sindicatos da indústria da construção civil de cada estado, sendo este um custo orientativo para a indústria da construção, que variam de acordo com o tipo da obra, padrão de acabamento e número de pavimentos. 

Orçamento Analítico 

Diferente do orçamento paramétrico, o orçamento analítico não é atribuído para a obra de forma global, mas sim, definindo e calculando cada serviço que será necessário para executar a obra de forma individual, até atingir a sua totalidade. Realizado já com o projeto executivo definido, é possível contabilizar com precisão todos os insumos necessários para a execução da obra, pois, no projeto estão especificados todos os detalhes da construção tais como, as tecnologias utilizadas, materiais e equipamentos necessários. Desta forma, podemos realizar um levantamento quantitativo preciso dos serviços necessários para executar a obra. Este é, portanto, um orçamento com maior precisão. 

Será através do projeto que o orçamentista irá levantar todo o quantitativo de cada serviço necessário para executar a obra, sendo esta uma etapa fundamental do orçamento, onde é preciso tomar cuidado para que nada passe despercebido aos olhos do profissional. Após definir os serviços e suas quantidades, é preciso fazer a associação de cada serviço a uma composição de custo unitário.

  • Insumos -  para que possamos entender o que são as composições de preço unitário, é imprescindível que tenhamos claro o conceito de insumos. Insumos são todos os elementos essenciais para produzir um determinado produto ou realizar um determinado serviço ( Mão de obra, Materiais, Equipamentos).
  • Composição - as composições como o próprio nome sugere, são o agrupamentos destes insumos que somados formam o custo de um serviço por uma determinada unidade de medida. As composições contabilizam os insumos de materiais equipamentos e mão de obra necessários para a execução de um determinado serviço, por exemplo, a quantidade de blocos a quantidade de hora homens, as ferramentas e equipamentos que serão consumidos para executar 1m² de alvenaria.

Conhecendo a quantidade executada de um dado serviço, bem como o seu custo por unidade de medida, é possível determinar o custo total de execução deste serviço. Ao final deste processo de levantamento quantitativo e associação com uma base de custo, teremos o orçamento analítico da obra.