Quadros

Como lançar quadros telefônicos?

No projeto de telefonia, o quadro tem a função de abrigar e organizar as ligações aos diversos circuitos telefônicos de um projeto.

O quadro telefônico possui três tipos:

  • Quadro telefônico geral (DG).
  • Quadro telefônico de distribuição (DS).
  • Caixa de passagem (CX).

Os dois quadros têm funções semelhantes, as quais são: agrupar tanto circuitos terminais presentes no pavimento, como circuitos terminais e quadros de distribuição de outros pavimentos. E a Caixa de passagem é utilizada somente para a passagem da fiação entre quadros, não deve-se associar ramais diretamente a ela e geralmente é utilizada em ligação de quadros entre pavimentos.


Lançando o Quadro telefônico

Para inserir um quadro ou uma caixa telefônica no projeto:

  • Acesse a guia Lançamento, grupo Rede e defina a Posição;

  • Ainda na guia Lançamento, acesse o grupo Quadro e selecione o comando desejado (Telefônico geral, Telefônico de distribuição, Caixa de passagem);

  • Defina o ponto de inserção;
Observação: Caso existam circuitos livres neste pavimento e um quadro (DG ou DS) esteja sendo lançado, a mensagem "Os circuitos X não estão associados a um quadro telefônico. Deseja associar estes circuitos ao quadro lançado?" será exibida. Responda "Sim" para associar automaticamente os circuitos ao quadro.
  • Na janela Peça, selecione a peça adequada, ao quadro lançado e ao seu projeto, e a simbologia;
Observação: Ao lançar um quadro telefônico no Builder o usuário precisará selecionar uma peça adequada para o número de pontos acumulados que existirão nele. Caso ainda não possua essa informação, pode-se selecionar uma peça qualquer que depois o programa auxiliará na escolha de uma peça adequada, como descrito no artigo Indicação - Quadro incompatível com o número de pontos acumulados.



Observação: Se a peça desejada não estiver disponível, desabilite o filtro Dimensionamento (botão  mceclip3.png ).
  • Determine o ponto diretor;
  • Pressione Enter para encerrar o comando;


Neste momento o quadro telefônico encontra-se lançado e é possível associar circuitos  ou outros quadros a ele .

Observação: Para realizar a associação de quadros recomendamos a leitura do artigo Definindo a hierarquia dos quadros do projeto de cabeamento e telefônico.

Realizando os procedimentos descritos neste artigo é possível lançar um quadro telefônico da maneira mais adequada ao seu projeto.