Nesse artigo, gostaríamos de abordar as decisões que foram tomadas na etapa de concepção do projeto exemplo dessa jornada e também dar orientações de como o lançamento dos elementos sanitários foram realizados.
Lembramos que o software utilizado para a elaboração do projeto exemplo foi o QiBuilder e por isso muitos materiais estarão relacionados à esse software.
Caso seja usuário do QiBuilder, você pode conferir o tutorial e o guia rápido do QiHidrossanitário, pois são materiais gratuitos que mostram o passo a passo detalhado de como realizar um projeto do início ao fim utilizando o QiBuilder. |
Rede Esgoto e Ventilação:
No início dessa jornada foi sugerido um roteiro que apresenta uma sequência a ser seguida para a elaboração do projeto hidrossanitário. De acordo com o roteiro, deveríamos iniciar pelo posicionamento das colunas sanitárias, seguindo pelo lançamento das redes de esgoto e ventilação e, por fim, a rede pluvial.
Colunas:
No projeto exemplo, as colunas sanitárias foram posicionadas no pavimento térreo conforme a imagem abaixo.
As colunas de esgoto (TQ-1 e TQ-2) e as colunas de ventilação (CV-1 e CV-2) foram posicionadas dentro de um shaft, previsto no projeto arquitetônico para facilitar a passagem desses condutos sanitários de diâmetros maiores. Porém, o shaft não tem continuidade no pavimento superior, sendo necessário realizar um desvio para que a coluna de ventilação pudesse subir até a cobertura.
No QiBuilder, o desvio de coluna é realizado conforme ensinado no artigo Desvio na prumada de uma coluna sanitária. Já a cópia das colunas para outros pavimentos, formando o tubo de queda, se dá pelo comando apresentado no artigo Como copiar colunas para outros pavimentos. |
No pavimento superior, além do desvio da coluna, também deverá ser conectado o ramal de ventilação do banheiro superior. A ligação do ramal na coluna, seguindo as recomendações da NBR 8160/1999, item 4.3.16, deve ser feita em uma altura de 15 cm a cima do nível de transbordamento do aparelho sanitário mais elevado, formando uma "alça de ventilação" que liga na coluna.
A ligação do ramal com a coluna formando a alça de ventilação foi lançada no QiBuilder seguindo os procedimentos do artigo Exemplo: Lançamento do ramal vertical ligado na coluna de ventilação (alça de ventilação). |
A coluna de ventilação, após sofrer o desvio e receber a ligação do ramal de ventilação do banheiro superior, segue para o último pavimento onde deverá ficar a pelo menos 30 cm a cima da cobertura, conforme recomenda a NBR 8160/1999.
A NBR 8160/1999, no item 4.3.6, diz que "A extremidade aberta de um tubo ventilador primário ou coluna de ventilação [...] b) deve situar-se a uma altura mínima igual a 2,00 m acima da cobertura, no caso de laje utilizada para outros fins além de cobertura; caso contrário, esta altura deve ser no mínimo igual a 0,30 m;" |
Indicamos a leitura do artigo que ensina a realizar o lançamento do prolongamento da coluna até acima da laje de cobertura "Como lançar o prolongamento do tubo de queda ou coluna de ventilação acima da cobertura no projeto sanitário?".
Lançamento dos ambientes:
O lançamento dos tubos, conexões e aparelhos sanitários no interior dos ambientes fica muito fácil em softwares como o QiBuilder. Esses lançamentos podem ser realizados de forma automática e rápida, através do comando apresentado no artigo Como efetuar o lançamento sanitário automático?.
Além do lançamento automático, a plataforma QiBuilder também permite o lançamento manual nos ambientes, como demonstra o artigo Exemplo: Lançamento manual no projeto sanitário. Para lhe auxiliar ainda mais no lançamento sanitário em ambientes, indicamos a leitura do texto "Evite 8 erros de esgotamento sanitário". |
Após o lançamento automático, alguns ajustes também foram feitos para evitar furos nas vigas, ficando decidido que alguns ramais deveriam ser desviados das vigas que estão logo abaixo das paredes. Nos ramais do lavatório do banheiro e da máquina de lava, tais desvios foram efetuados seguindo o procedimento do artigo "Exemplo: Como desviar o ramal de descarga da viga com joelhos de 90° e evitar furos", em outros casos como na pia da cozinha e no tanque de lavar roupas, o desvio através dos procedimentos apresentados no artigo "Exemplo: Como deslocar o ramal de descarga da viga e evitar furos".
Lançamento da área externa:
No projeto exemplo, o espaço existente no fundo e nas laterais é pequeno, por isso, as caixas de inspeção de esgoto foram posicionadas no fundo para reunir toda a contribuição que vem dos banheiros, área de serviço e cozinha.
Em seguida, com apenas um único conduto levamos esse esgoto para a área frontal da casa, que possui mais espaço para o posicionamento das unidades de tratamento, como pode ser visto na imagem abaixo.
Unidades de tratamento:

- Unidade de tratamento de esgoto: conceitos iniciais e normativos
- Como fazer o cálculo de unidades de tratamento de esgoto residencial
Após a leitura dos materiais acima, você saberá realizar o dimensionamento das unidades de tratamento do seu projeto. Mas antes, gostaríamos de informar que, felizmente, a plataforma QiBuilder realiza o dimensionamento das unidades de tratamento para nós. No projeto exemplo o lançamento e dimensionamento das unidades de tratamento foi realizado seguindo os seguintes artigos.
- Como lançar o tanque séptico (fossa) no projeto sanitário?
- Como lançar o filtro anaeróbio no projeto sanitário?
- Como lançar o sumidouro para disposição final dos efluentes no projeto sanitário?
Caso queira entender melhor sobre o dimensionamento das unidades de tratamento pelo QiBuilder, indicamos a leitura dos artigos abaixo.
- Dimensionamento do tanque séptico (fossa) para tratamento dos efluentes no projeto sanitário
- Dimensionamento do filtro anaeróbio para disposição final dos efluentes no projeto sanitário
- Dimensionamento do sumidouro para disposição final dos efluentes no projeto sanitário
Lembrando que o programa ainda emite o relatório de dimensionamento de cada unidade, conforme ensina o artigo Como gerar o relatório de dimensionamento de uma unidade de tratamento?.
Dica sobre a declividade dos condutos:
No projeto sanitário, a declividade é muito importante para possibilitar o escoamento dos fluídos. Porém, ela pode ser um grande incômodo para o projetista que precisa calcular o nível de cada conexão a fim de verificar se o espaço entre laje e forro é suficiente, por exemplo.
No QiBuilder, existe um recurso que calcula e aplica as inclinações do tubo de forma automática. No projeto exemplo foi utilizado o comando apresentado no artigo Como aplicar inclinação nos tubos da rede sanitária?.
Para obter outras dicas práticas sobre declividades indicamos a leitura do texto Instalações hidrossanitárias: Dicas sobre as declividades aplicadas nos projetos. |
Rede Pluvial:
A rede pluvial tem como objetivo captar a água da cobertura e levar até a rede pública, visto que no projeto exemplo da jornada não haveria aproveitamento da água da chuva. Para permitir a coleta da água na cobertura, foram lançadas calhas semi-circulares com declividade para os fundos da casa onde estão localizadas as colunas pluviais.
Além das calhas a coleta pode ser feita por ralos pluviais ou pela própria coluna pluvial, conforme informa o artigo Lançando os pontos de captação de água da chuva.
Após lançar as calhas, é necessário definir a área de cobertura que será considerado no cálculo das vazões, a fim de verificar se as dimensões das calhas serão suficientes para escoar a água sem transbordamentos indesejados.
Na plataforma QiBuilder, a definição da área de cobertura de cada calha é realizada conforme demonstra o artigo Definindo a área de cobertura de um coletor pluvial. Já o dimensionamento das calhas segue a explicação do artigo Dimensionamento de calhas pluviais.
A coluna e os demais condutos que dão continuidade a rede pluvial são dimensionados conforme indicação da NBR 10844/1989, como explica o artigo Dimensionamento de calhas pluviais.
Nesse artigo falamos sobre a concepção e lançamento das redes de esgoto, ventilação e pluvial, usando como exemplo o projeto elaborado para essa jornada.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.