O Eberick dispõe de dois modelos para análise e dimensionamento de lajes, sendo um o modelo simplificado e o outro o modelo completo. Este último abrange soluções mais sofisticadas, especialmente para análise de lajes com formatos irregulares e de maiores dimensões. Dentre as opções disponíveis, como por exemplo lajes apoiadas diretamente sobre pilares (Como lançar lajes planas?), está o dimensionamento com regiões de esforços que será abordado neste artigo.
Modelos
Para visualizar os modelos é necessário acessar o comando Guia Estrutura > Configurações > Projeto > Análise > botão Painéis de lajes > Modelo para dimensionamento.

Dependendo dos valores definidos nas Configurações de regiões de lajes (Guia Estrutura > Configurações > Projeto > Dimensionamento > aba Lajes > botão Regiões), o detalhamento pode ser feito por uma armadura constante, calculada pelos pontos de esforços máximos, ou subdividido em faixas, de acordo com os diagramas existentes, visando a otimização do consumo de aço. Da mesma forma, a armadura negativa sobre as continuidades também pode ser dividida em faixas, de acordo com os diagramas existentes, se isso for configurado pelo usuário.
O modelo Completo garante o dimensionamento pelos momentos fletores finais, obtidos pela composição dos momentos fletores e torsores na laje, levando em conta a contribuição do concreto. Estes esforços são chamados de momentos Wood&Armer.
Exemplo
Para exemplificar a situação proposta neste artigo, utilizaremos o modelo composto por lajes apoiadas em vigas, conforme indicado na imagem abaixo. O arquivo de projeto em questão encontra-se disponível para download no final do artigo, sendo que as lajes em análise foram lançadas no pavimento "Modelo".

Lajes L3 e L4



Analisando a representação da laje na área de CAD da janela de dimensionamento, os polígonos (na cor branca) representam as regiões, seja para armação positiva ou negativa, onde serão dispostas armaduras de acordo com o diagrama de momentos Wood&Armer.
Detalhamento das lajes
Por questões didáticas, cada região da laje será detalhada com armaduras de bitolas diferentes e/ou espaçamentos diferentes.
Detalhamento das armaduras positivas
Nota-se também que na aba de Regiões não é possível modificar as armaduras das regiões principais, que são as mais solicitadas aos momentos fletores positivos. Desta forma, para alterar este detalhamento é necessário realizá-lo na aba Positivo.

No caso das armaduras superiores, nota-se que, para a laje L3 foram detalhadas uma região para as armaduras distribuídas ao longo do eixo X e duas para as distribuídas ao longo do eixo Y. Já para a laje L4 foi detalhada apenas uma região para as armaduras distribuídas ao longo do eixo Y.

Percebe-se ainda que foi detalhada uma armadura de continuidade, que também pode ser separada em faixas dependendo das configurações de regiões que forem adotadas para as armaduras desse tipo. Sendo possível ainda agrupar ou não a continuidade pela maior armadura, para isso, acesse Guia Estrutura > Detalhamento > Lajes > Armadura negativa > Agrupar continuidade pela maior armadura.
Análise dos modelos de grelha
A análise da grelha do pavimento apresenta maiores detalhes para o entendimento da origem das regiões. Sendo assim, conforme comentado anteriormente, ao utilizar o modelo Completo, os esforços para dimensionamento são obtidos pela grelha do Modelo de Dimensionamento e não sobre o Modelo Elástico, que seria o caso do modelo Simplificado.
Porém, para fins de análise do comportamento da grelha das lajes do pavimento em conjunto com a deformação das barras, o diagrama de Modelo elástico - Fletores representa bem tal situação (uma vez que o diagrama WoodArmer é plano):
Modelo Elástico - Fletores

A área marcada pelas elipses representa justamente os locais onde foram dispostas as regiões de armaduras.
Modelo de Dimensionamento - Mom. WoodArmer (-)

Em painéis de lajes com geometrias irregulares, o modelo completo de dimensionamento é mais indicado, pois permite otimizar o dimensionamento das armaduras necessárias para combater os picos de tensões em regiões, como as apresentadas na imagem acima. Nesse caso, devido à presença dos pilares nos cantos reentrantes do painel da laje, aliado à deformação da mesma, ocorre uma concentração de esforços.