Preventivo

Exemplo: Lançamento de Sinalização de Rota de fuga no projeto de incêndio

De acordo com a NBR 14276:2020, a Rota de Fuga é um caminho contínuo, devidamente protegido e sinalizado, iluminado, proporcionado por portas, corredores, saguão, passagens externas, balcões, vestíbulos, escadas, rampas, conexões entre túneis paralelos ou outros dispositivos de saída, ou combinações destes, a ser percorrido pelo usuário em caso de emergência, a partir de qualquer ponto da edificação, recinto de evento ou túnel, até atingir a via pública ou espaço seguro (área de refúgio), com garantia de integridade física.

O programa AltoQi Builder permite o lançamento de Sinalização de Rota de fuga no projeto preventivo de incêndio como ponto de Sinalização ou Elemento Genérico. Para isso, realize o procedimento indicado abaixo.

  • Acesse o croqui de projeto Incêndio no pavimento onde o lançamento será realizado;
  • Acesse a guia Lançamento, grupo Rede e altere a rede para Preventivo;
  • Acesse na guia Lançamento, grupo Pontos, os comandos Sinalização ou Elemento Genérico;

  • Selecione no croqui o ponto desejado para o lançamento da sinalização de rota de fuga. A peça será lançada com a altura determinada no grupo Rede;
Observação: Para alterar a elevação de uma peça já lançada, recomendamos o acompanhamento do artigo Alterando a elevação de uma peça já lançada.
  • Na janela Peça, para a classe de peças Incêndio, selecione a sinalização desejada. Neste exemplo, foram selecionadas a Sinalização de emergência - Rota de fuga - direção a seguir, disponível como Elemento Genérico e Sinalização de emergência - Rota de fuga - seta para cima de PVC 24x12cm disponível como Sinalização;

 
  • Clique duas vezes na tecla Esc para finalizar o comando.
Observação: Para alterar uma peça já lançada, recomendamos o acompanhamento do artigo Como alterar a peça utilizada em um ponto depois de ser lançada?

Realizando os procedimentos descritos neste artigo será possível lançar a sinalização de rota de fuga no projeto preventivo de incêndio.